Confederação Brasileira de CanoagemItaipu Binacional

Notícias

Espetacular participação dos atletas do Projeto Meninos do Lago

11/11/2009

 

Neste final de semana (07 e 08/11) a Cidade de Três Coroas, no Estado do Rio Grande do Sul, sediou a última etapa da Copa Brasil de Canoagem Slalom com a participação de 52 atletas na categoria principal e 15 atletas na categoria iniciante. As disputas foram sensacionais com a realização da prova de iniciantes e eliminatórias da categoria principal no sábado, seguindo no domingo com a semifinal e final desta categoria.
Os atletas de Foz do Iguaçu do Projeto Meninos do Lago tiveram um desempenho simplesmente fantástico, que deixou muita associação com a “pulga atrás da orelha” querendo saber qual o milagre conseguido para transformar em verdadeiros atletas meninos de apenas 15 e 16 anos em apenas 7 (sete) meses de trabalho em corredeiras.
Tendo à frente da equipe João Vitor Martins Machado, de 23 anos de idade, que já representou o Brasil em vários eventos internacionais e que hoje treina em Foz do Iguaçu repassando toda a sua experiência e categoria para os atletas mais novos, o Projeto esteve representado pelos seguintes atletas advindos do Núcleo de Iniciação do Bairro Morumbi:
·         LEONARDO LUCAS CURCEL – 15 ANOS – CATEGORIA C1 JR
·         RAFAEL FRANCESCHETTI BELLIO – 16 ANOS – CATEGORIA C1 JR
·         FELIPE BORGES DA SILVA – 15 ANOS – CATEGORIA C1 JR
·         FÁBIO SCCHENA DIAS RODRIGUES – 16 ANOS – CATEGORIA K1 JR
Essa equipe foi responsável por duas medalhas de ouro (João Vitor na categoria K1SR e Leonardo na categoria C1 JR) e duas de bronze (Rafael Bellio, categoria C1 JR e Fábio Schena Dias Rodrigues, categoria K1 JR). De sobra o atleta Felipe Borges da Silva acabou em quinto lugar na sua categoria, sendo que começou nessa embarcação há apenas 4 meses.
“Parece restar claro para todos da canoagem nacional que a aprendizagem em Canal Artificial é muito mais eficaz que o aprendizado em rios naturais. Enquanto levávamos mais de 16 meses para ensinar os princípios fundamentais da Canoagem Slalom em outros locais, aqui no Canal Itaipu bastam apenas 7 meses de muito trabalho e dedicação para se alcançar a mesma performance. O projeto Meninos do Lago, da forma que está sendo estruturado, se transformará no baluarte da modalidade do Brasil e, no máximo, em mais 5 anos estes atletas estarão entre os melhores do ranking mundial, isso se não houver nenhuma interrupção no trabalho ou na programação desenvolvida” afirmou com bastante otimismo o técnico Antonio Alves dos Santos.
Para os novos atletas que não conheciam o Estado do Rio Grande do Sul foi uma surpresa muito agradável poder remar no Rio Paranhana, na excelente infra-estrutura que já foi palco inclusive do Campeonato Mundial da modalidade no ano de 1997.
“Além de poder conhecer os melhores canoístas de todos os tempos do Brasil que são de Três Coroas e hoje já não remam mais, as paisagens desta região de Gramado e Canela são as mais bonitas que já vi na minha vida. Vou me esforçar para retornar todos os anos e, se possível, melhorar ainda mais os resultados”, relatou o atleta Leonardo Lucas Curcel, imaginando ser possível conseguir mais do que a “simples” medalha de ouro desse ano.....
 “Se o Bernardinho do vôlei estivesse presente diria que existe um “brilho no olhar” nestes jovens atletas que encantam a todos. Eles sabem que possuem as melhores condições de treino no Brasil e sabem da responsabilidade que isso significa. Sem deixar a humildade de lado eles procuraram representar bem as cores da Itaipu Binacional e do Município de Foz do Iguaçu e fizeram isso com enorme sucesso. Não foi fácil principalmente para a categoria C1 onde o aprendizado é extremamente demorado, mas os nossos meninos que prometem ter um futuro promissor na canoagem deixaram todos assustados com o que viram principalmente os técnicos e demais atletas juniores que eram francos favoritos em virtude da experiência e pelo fato de estarem com 18 anos e, portanto, são muito mais fortes” disse Argos Gonçalves Dias Rodrigues – superintendente da CBCa e do Projeto Meninos do Lago.
Para consagrar ainda mais a participação iguaçuense, foram convocados para representar o Brasil no Campeonato Sulamericano de Canoagem Slalom, que acontecerá na Cidade de San Gil, na Colômbia, nos próximos dias 20, 21 e 22 de novembro os atletas:
·         JOÃO VITOR MARTINS MACHADO – K1SR
·         LEONARDO LUCAS CURCEL – 15 ANOS – CATEGORIA C1 JR
Estes atletas estarão embarcando na próxima semana para Bogotá e com eles toda a esperança da canoagem brasileira. Só nos resta agradecer aos nossos parceiros, em especial à Itaipu Binacional que está fazendo gerar o sonho de consagrarmos campeões olímpicos. Rio 2016, aqui vamos nós....
A Copa Brasil do ano de 2009 encerrou-se com a realização das provas de Primavera do Leste e a de Três Coroas. Sagraram-se campeões os seguintes atletas:
 

ATLETA
CIDADE
CATEG
PRIMAVERA DO LESTE
TRÊS COROAS
PONTOS EXTRAS
TOTAL
CLASSIFICAÇÃO
Mauri Cesar Tavares
TRÊS COROAS
K1SR
30
25
5
60
PRIMEIRO
Adriano Siano Bragança
PIRAJU
K1SR
25
16
5
46
SEGUNDO
João Vitor Martins Machado
FOZ DO IGUAÇU
K1SR
0
30
5
35
TERCEIRO
 
 
 
 
 
 
 
 
Anderson dos Santos Oliveira
PIRAJU
K1JR
30
25
5
55
PRIMEIRO
Pedro Henrique Gonçalves
PIRAJU
K1JR
20
30
5
50
SEGUNDO
Charles F. Correa
PIRAJU
K1JR
25
16
5
46
TERCEIRO
 
 
 
 
 
 
 
 
Rubens Gomes Sobrinho
TRÊS COROAS
K1MT
25
20
5
50
PRIMEIRO
Enio Roberto Winkler
TRÊS COROAS
K1MT
-
30
5
35
SEGUNDO
Cassildo Miranda
SÃO JOSÉ RIO PARDO
K1MT
30
-
-
30
TERCEIRO
 
 
 
 
 
 
 
 
Cassio Ramon Petry
TRÊS COROAS
C1SR
-
30
5
35
PRIMEIRO
Leonardo Selbach
TRÊS COROAS
C1SR
-
25
5
30
SEGUNDO
Rogério Fandhers
TRÊS COROAS
C1SR
-
20
5
25
TERCEIRO
 
 
 
 
 
 
 
 
Leonardo Lucas Curcel
FOZ DO IGUAÇU
C1JR
30
30
5
65
PRIMEIRO
Rafael Belio
FOZ DO IGUAÇU
C1JR
25
20
5
50
SEGUNDO
Felipe Borges da Silva
FOZ DO IGUAÇU
C1JR
20
17
2
39
TERCEIRO
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Cassiano Vieira Alfredo/Wellington H. S. Munhoz
SÃO JOSÉ DO RIO PARDO
C2
-
30
5
35
PRIMEIRO
Jean Fernando Moller Pereira/Anderson H. Weber
TRÊS COROAS
C2
-
25
5
30
SEGUNDO
Felipe Borges da Silva/Matheus Vidal
FOZ DO IGUAÇU
C2
30
-
-
30
SEGUNDO
 
 
 
 
 
 
 
 
Milene Wolf
PIRAJU
FEM
20
30
5
55
PRIMEIRO
Poliana Aparecida de Paula
PIRAJU
FEM
25
25
5
55
PRIMEIRO
Ana Sátila Vieira Vargas
PRIMAVERA DO LESTE
FEM
30
-
-
30
TERCEIRO
 
 
 
 
 
 
 
 

UMA LIÇÃO DO GRANDE CAMPEÃO
Um fato completamente inusitado aconteceu durante a semifinal da prova em Três Coroas, o maior campeão de todos os tempos da modalidade, Gustavo Selbach, “perdeu” uma porta e deveria ter levado uma penalização de 50 segundos. Infelizmente essa porta encontrava-se em local de águas muito rápidas, o que dificultava enormemente a visualização por parte da arbitragem que realmente ficou em dúvida quanto a penalização. Uma das regras fundamentais da Canoagem Slalom é que se houver dúvida o atleta deverá sempre ser beneficiado. Sob esse argumento a arbitragem zerou ao invés de dar a penalização de 50.
Ao chegar na central de apuração, já classificado para a final, o atleta simplesmente solicitou que a organização retirasse o nome dele da lista da final em virtude de que ele realmente havia cometido a infração e que não seria justo aos demais atletas a continuidade de sua participação. Como havia solicitação de recurso por parte de outras equipes, a confissão do próprio atleta corroborada com várias testemunhas, junto ao argumento da dúvida da arbitragem, foi suficiente para a inclusão da falta desautorizando a sua passagem para a final.

“Se o Gustavo passasse para a final, direito que lhe havia sido dado em face da anotação da arbitragem, teria muitas chances de vencer a prova, porém seria apenas mais um pódio na vida desse super campeão nacional. A atitude dele é a mais nítida lição do real significado do “fair play” previsto nos valores do olimpismo. Saio de Três Coroas emocionado com a ação do atleta e muito mais fã desse ícone da canoagem nacional que não precisa mais provar nada a ninguém. Essa demonstração de fair play vou levar como exemplo de vida e começar a citar nos projetos e palestras por onde passar, para mim valeu a viagem principalmente pelo fato dos atletas do Projeto Meninos do Lago terem presenciado esta cena que é a base do princípio olímpico ..” – Argos Gonçalves Dias Rodrigues

Todos os resultados desta competição poderão ser encontrados no seguinte endereço eletrônico:

http://www.cbca.org.br/evento/resultados.php?id=209

ASCOM – MENINOS DO LAGO

 

 

 

 

 

Admin | Projeto Meninos do Lago | Desenvolvimento Carlos Henrique