Confederação Brasileira de CanoagemItaipu Binacional

Notícias

Voluntários buscam inspiração no Mundial de Canoagem

23/04/2015

 

 

Fonte JIE Itaipu Binacional


Amélia Fernandes, auxiliar técnica do Meninos do Lago e voluntária no Mundial.

  
Um grupo de trabalho formado por 46 pessoas participa de forma voluntária do Campeonato Mundial de Canoagem Slalom Júnior e Sub-23, que acontece no Canal Itaipu até domingo (26). São atletas do projeto Meninos do Lago e acadêmicos de educação física das faculdades de Foz do Iguaçu. Eles auxiliam na publicação dos resultados da competição, na premiação dos atletas, na central de imprensa e na distribuição de documentos para os juízes, entre outras atividades.
  
“Os voluntários estão aqui envolvidos no mundial de canoagem porque, além da chance de conhecer atletas do mundo todo, eles gostam de estar envolvidos no meio esportivo”, declarou a auxiliar técnica do projeto Meninos do Lago e voluntária no Mundial, Amélia Fernandes.
   


Alejandro Morales: “Aprendo muito assistindo às competições e espero um dia competir como eles".

  
O atleta Alejandro Morales, de 13 anos, participa do projeto Meninos do Lago há um ano e integra a equipe de voluntários como mensageiro. Ele é um dos responsáveis pela distribuição de documentos para os juízes.
  
Segundo o adolescente, a oportunidade de acompanhar os melhores atletas da categoria serve de inspiração para o futuro. “Eu aprendo muito assistindo às competições e espero um dia competir como eles e defender o Brasil. O Felipinho, o Pepê, o Léo e o Negão, da seleção brasileira, me inspiram”, disse, se referindo a alguns atletas do Brasil.
   


Para Poliana Sofia, evento é uma oportunidade única.

 
“É uma oportunidade única estar em contato e conhecer os competidores e treinadores das seleções”, declarou a voluntária Poliana Sofia, 13 anos. A jovem, que participa do projeto Meninos do Lago, não esconde para quem vai a torcida: “Quero muito ver o Pepê [Pedro Henrique Gonçalves] e a Ana [Ana Sátila] ganhando.”
  
O Campeonato Mundial de Canoagem Slalom Júnior e Sub-23 é patrocinado pelo Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), Itaipu Binacional, General Eletric e Ministério do Esporte.
  

Pepê, atleta da Seleção Permanente de Canoagem Slalom, é uma das inspirações dos jovens voluntários.

  
Projeto Meninos do Lago
  
O Projeto Meninos do Lago, criado em 2009, atende crianças e adolescentes dos bairros Vila C e Morumbi, com idade entre 7 e 18 anos, estudantes da rede pública de ensino de Foz do Iguaçu. A iniciativa está vinculada ao instituto homônimo e à Federação Paranaense de Canoagem (Fepacan), mas o treinamento de jovens atletas na Itaipu ocorre desde 2006, via Confederação Brasileira de Canoagem.
   
Na Itaipu, o projeto é ligado ao Programa de Proteção à Criança e ao Adolescente (PPCA), vinculado à Diretoria Geral Brasileira. Desde 2009, 389 atletas passaram pelo projeto.

Admin | Projeto Meninos do Lago | Desenvolvimento Carlos Henrique