Confederação Brasileira de CanoagemItaipu Binacional

Notícias

Willian Soares de Oliveira é só alegria na página da IB

17/12/2014

PIIT do RBV é ouro na canoagem

16h06 - 16/12/2014

Os jovens atletas do projeto Meninos do Lago foram destaque no Campeonato Brasileiro de Canoagem Slalom 2ª Divisão, que aconteceu no último fim de semana (13 e 14), na cidade de Tomazina (PR). Um deles, em especial, é bem conhecido no Refúgio Biológico Bela Vista (RBV). Willian Soares de Oliveira, além de Menino do Lago, é integrante do Programa de Iniciação e Incentivo ao Trabalho (PIIT).
    

Willian mostra a mais nova medalha.
     
Ele voltou para casa com duas medalhas: ouro, como campeão brasileiro de canoagem slalom individual (C1), categoria masculino júnior, e prata na categoria masculino júnior C2 (em dupla). E elas só vieram aumentar a coleção. Prova de que, com dedicação, tudo é possível.
     
Dedicado e muito responsável, Willian é um "menino de ouro".
    
Willian, 16 anos, está há dois meses no PIIT e há dois anos na canoagem. Segundo a supervisora, Analice Bequer (MAR.CD), ele vem se mostrando um “menino de ouro” também no trabalho. “Ele é bom em tudo que faz. É um orgulho saber que estamos dando oportunidade a quem quer crescer na vida, como ele”, diz Analice.
     
Analice e Willian: supervisora dá todo o apoio.
    
A paixão pelo esporte surgiu na escola, a convite de um colega que já participava do Meninos do Lago. “Já tinha jogado futebol, fiz kung-fu, mas descobri que eu gosto mesmo é de canoagem”, conta sorridente. O garoto sabia que o esporte exigiria muito – não pelos treinos, mas também porque, para permanecer no projeto, é preciso manter as notas altas. Mas foi em frente.
     

Uma porção de medalhas... e o crachá azul de PIIT.
      
Com o boletim cheio de notas boas, Willian conseguiu também uma vaga no PIIT. A rotina de estudar pela manhã, trabalhar à tarde, cuidar dos irmãos à noite e ainda praticar é puxada, mas ele garante que dá um jeito. Alguém duvida?
     
Viagens
      
Nesses dois anos de canoagem, Willian já ganhou cinco medalhas – além das duas que recebeu no último fim de semana. Sem falar nas viagens: “já fui para o Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo”, enumera. Mas o garoto sonha grande: quer ir a campeonatos internacionais.
     

Pódio neste final de semana, em Tomazina (PR).
     
Tantas viagens exigem apoio dos professores e supervisores, que precisam liberá-lo para os treinos. “Quando a gente vê que o jovem se dedica, a gente faz questão de ajudar”, diz Analice. “Todos nós aqui no departamento torcemos muito por ele."
     
Decidido, Willian já sabe que faculdade quer cursar: Medicina. Mas não pensa em abandonar os remos, pelo menos por enquanto. Sorte nossa, que ainda poderemos ver esse talento nas águas do Canal Itaipu.
     
Meninos do Lago
   
O Projeto Meninos do Lago surgiu em 2008, como resultado de uma parceria entre a Federação Paranaense de Canoagem, a CBCa e a Itaipu, por meio do Programa de Proteção à Criança e ao Adolescente (PPCA). Atualmente atende 140 crianças e adolescentes, com idade entre 7 e 18 anos, estudantes da rede pública de ensino, em Foz do Iguaçu. A iniciativa está vinculada ao Imel, que representa o projeto nas competições.

 

 


 

Admin | Projeto Meninos do Lago | Desenvolvimento Carlos Henrique