Confederação Brasileira de CanoagemItaipu Binacional

Notícias

Tomazina será a casa da Canoagem Slalom neste fim de semana

19/03/2014
Os melhores atletas do Brasil participarão da Seletiva Nacional que definirá quem irá para as competições internacionais em 2014


Treinos a mil por hora em Tomazina, no Paraná, para a disputas da Seletiva Nacional de Canoagem Slalom que define os melhores canoístas da temporada internacional 2014. Os atletas participarão dos principais eventos do calendário da modalidade deste ano. Já foram inscritas até o momento 65 embarcações para as provas que acontecem entre os dias 21 e 23 de março.
 
O atleta Charles Corrêa, do C2 Masculino, estará participando da sua nona seletiva, contudo ele garante: “cada seletiva é diferente, e competição é competição. Às vezes um mínimo detalhe pode tirar a sua vaga. Eu mesmo já perdi por um mínimo detalhe”, relembra.
 
Os canoístas que conseguirem os melhores resultados terão a oportunidade de competir em 14 eventos internacionais. O primeiro desafio será já em abril no Campeonato Mundial Júnior e Sub-23 em Penrith, na Austrália. Ettore Ivaldi, treinador da Equipe Permanente de Canoagem Slalom, ressalta que “Em Tomazina será um bom momento de confrontar todos os atletas entre si e uma oportunidade para nós treinadores avaliarmos os jovens. Também é um momento muito importante pois esta seletiva abre a porta para todos competirem”.
 
O evento no Rio das Cinzas, conhecido por causa do Salto Cavalcanti um atrativo turístico da região. A prova irá usar 230 metros do leito natural do rio  que conta com boas corredeiras propícias para a prática da Canoagem Slalom.

 
A importância da Seletiva 2014
2015 será um ano importantíssimo para a Canoagem Slalom, ano em que o Brasil sediará o Campeonato Mundial Júnior e Sub-23 e que acontecerá na casa da Canoagem Slalom Brasileira: o Canal Itaipu, em Foz do Iguaçu, Paraná. Irão participar do evento atletas nascidos entre os anos de 1997 e 2000 para a categoria Júnior e nascidos entre 1992 a 1996 para a categoria Sub-23.
 
Preparando-se para este competição a Canoagem Brasileira iniciou em 2012 um planejamento especial voltado para a formação de novos atletas e para a constituição do Projeto da Equipe Permanente. Este planejamento surgiu graças a parceria da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa) e a Federação Paranaense de Canoagem (FEPACAN), bem como com o fundamental patrocínio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), e os importantes apoios da Itaipu Binacional, Ministério do Esporte e Comitê Olímpico Brasileiro (COB). 

Mais informações sobre o evento em: http://www.canoagem.org.br/evento/index/eventos_id/750
Admin | Projeto Meninos do Lago | Desenvolvimento Carlos Henrique