Confederação Brasileira de CanoagemItaipu Binacional

Notícias

Selecionados os canoístas que irão participar do Mundial Júnior e Sub-23 na Austrália

24/03/2014

 

 

Fonte CBCa
Brasil contará com 16 jovens atletas nesta competição que antecede o Mundial 2015 em Foz do Iguaçu


Agora é começar a preparar as malas. A equipe brasileira que irá representar o país no Campeonato Mundial de Canoagem Slalom Júnior e Sub-23, em abril,  na Austrália, foi definida neste último fim de semana. Os atletas foram selecionados por meio de uma prova seletiva realizada no Rio das Cinzas, na histórica cidade de Tomazina, no Estado do Paraná.  Apesar das fortes chuvas que acabaram inundando todo o canal de competição, o que acabou prejudicando a realização das três provas programadas, 61 embarcações participaram da única prova que definiu os participantes brasileiros em Sydney, no próximo mês.
 
A experiente atleta olímpica Ana Sátila Vieira Vargas  confirmou novamente sua vaga para mais uma disputa internacional e terá como companheiras de viagem as novatas Tatiane Aparecida da Silva, de Foz do Iguaçu (PR) e Nathália Marangoni, de Piraju (SP), que ingressou este ano na Equipe Permanente e está confiante para este desafio “vou fazer o que eu faço de melhor lá”.
 
No K1 Masculino os três atletas da Equipe Permanente que obtiveram bons resultados em 2013 começaram o ano já com fortes remadas: Fábio Schena Rodrigues, Pedro Henrique Gonçalves e Renan Henrique Soares, irão para mais um Mundial na categoria K1M Sub-23. O jovem pirajuense Felipe da Silva Almeida Leite, representará o Brasil na Categoria K1M Júnior.
 
Nas disputas do C1 Masculino o atleta Leonardo Curcel foi um dos atletas destaque da temporada que aconteceu semanas atrás em Dubai e voltou com força total. Ele obteve bons resultados para a sua modalidade e garantiu sua vaga junto com Felipe Borges. Os jovens iguaçuenses irão disputar pela C1 Masculino Sub-23. Além deles, o canoísta Marcelo Nereu de Três Coroas (RS) também garantiu sua vaga pelo C1 Masculino Júnior.
 
O C2 Masculino irá à Austrália com três embarcações. A dupla já consagrada em 2013, Charles Corrêa e Anderson Oliveira, garantiu mais uma vez a vaga no C2 Masculino Sub-23. Já no C2 Masculino Júnior o Brasil contará com os gêmeos de Foz do Iguaçu: Wallan e Welton, que irão pela primeira vez participar de um Mundial.

 
“Com essa viagem nós podemos mostrar ainda mais o nosso trabalho” lembra Wallan e Welton complementa: “chegar lá e fazer o nosso melhor”. Além dos gêmeos outra dupla de Foz garantiu a vaga: Maicon Borba e Carlos Eduardo. “ Agora é treinar o máximo que puder para fazer uma boa prova, completa o jovem Maicon.
 
Uma nova Seletiva em Maio
Por causa de problemas climáticos que provocaram a cheia do Rio das Cinzas, em Tomazina, no Paraná, e que impossibilitou a realização de duas das três provas, a Confederação Brasileira de Canoagem definiu que esta primeira prova foi utilizada de parâmetro para a escolha dos atletas que irão para a Austrália, pois não haveria tempo hábil para a realização das demais competições previstas. Assim, ficou definido que haverá a continuidade das mesmas nos dias 10 e 11 de maio, na cidade de Foz do Iguaçu, para definição dos atletas que representarão o Brasil no Circuito Internacional 2014 que começará à partir de junho, de acordo com os critérios pré-estipulados em circular.
 
De acordo com Argos Rodrigues, superintendente da CBCa, adversidades como essa são muito comuns. “Todos os esportes ligados à natureza correm o risco das intempéries. Isso é normal na nossa modalidade, principalmente na Canoagem Slalom, onde os rios sobem e descem de acordo com as chuvas e a liberação da água”, explica.
 
Experiência na Austrália para fazer bonito no Brasil em 2015
Os atletas brasileiros que irão para o Mundial Júnior e Sub-23, além buscarem bons resultados na Austrália, terão como propósito adquirir mais experiência frente ao Mundial do ano que vem que será realizado na cidade de Foz do Iguaçu, em abril de 2015. Ettore Ivaldi, treinador da Equipe Permanente garante que todos estão no caminho certo: “Estamos contentes porque iremos para a Austrália com uma equipe que pode conseguir bons resultados e principalmente porque o principal objetivo é buscar experiência para o Mundial Júnior e Sub-23 onde iremos ser os anftriões".

Desde 2012 se iniciou um planejamento especial voltado para a formação de novos atletas e para a constituição do Projeto da Equipe Permanente. Este planejamento surgiu graças a parceria da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa) e a Federação Paranaense de Canoagem (FEPACAN) com o fundamental patrocínio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), e os importantes apoios da Itaipu Binacional, Ministério do Esporte e Comitê Olímpico Brasileiro (COB). 

Resultados e mais informações no link: http://www.canoagem.org.br/evento/index/eventos_id/750
Admin | Projeto Meninos do Lago | Desenvolvimento Carlos Henrique