Confederação Brasileira de CanoagemItaipu Binacional

Notícias

Matéria JIE 03 - Brasileiro

20/10/2013

 

 

 

 

 

 

 

 
 

 

 

 
  

Para CBCa, apoio é marco histórico

20/10/2013 | 20h30


 

Brasileiro de Canoagem Slalom no Canal Itaipu: Itaipu e BNDES dão suporte à modalidade.
   

O Campeonato Brasileiro de Canoagem Slalom, que terminou na tarde deste domingo (20), no Canal Itaipu, em Foz do Iguaçu, foi um grande atrativo não apenas para atletas, equipe técnica e federações. Observando tudo de perto, os patrocinadores também tiveram muito interesse no evento – uma grande oportunidade para ver na prática se as parcerias estão sendo bem desenvolvidas. 
   
Organização, visibilidade da marca e nível técnico são alguns dos aspectos observados. “Todos aprovados”, disse Gustavo Borges Costa, assessor da presidência do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), presente nos três dias de competição. Além de patrocinar o campeonato, o BNDES também apoia a Equipe Permanente de Canoagem Slalom. 
   

Segundo Gustavo Costa, a escolha da canoagem como modalidade beneficiada pelo BNDES foi criteriosa.
   
O diretor-geral brasileiro da Itaipu, Jorge Samek, também esteve no local. “É bom ver tudo isso dando certo”, ressaltou, enquanto observava as finais. A binacional construiu e deixa à disposição dos atletas a melhor pista de canoagem slalom da América Latina, o Canal Itaipu. 
   
Segundo Samek, as empresas, inclusive as estatais, ainda têm muito a fazer pelo esporte. “O esporte promove a saúde e a socialização e, não bastasse isso, agora o Brasil ainda tem a responsabilidade enorme de sediar uma Olimpíada daqui a três anos. Vemos um esforço monumental para colocar o País no nível dos grandes competidores internacionais, e a Itaipu tem orgulho de fazer parte disso.”
  

Samek: "A Itaipu se orgulha por fazer parte do esforço para colocar o País no nível dos grandes competidores".
    
BNDES, Itaipu e Ministério do Esporte são os patrocinadores oficiais da canoagem brasileira.
    
Antes e depois de Itaipu e BNDES
   
De acordo com o superintendente da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa), Argos Rodrigues, a história da canoagem slalom no Brasil se divide em três momentos. “O primeiro é antes da construção do Canal Itaipu, quando éramos apenas meros participantes, sem grandes pretensões em eventos no exterior”, ressaltou.
   
“O segundo veio com esta pista [Canal Itaipu], que nos deu condições de treinar em um nível mais alto, de obter um melhor desempenho e de trazer grandes eventos para o Brasil”, disse. 
      
O terceiro, segundo Rodrigues, é o ingresso do BNDES como patrocinador, dando todo o suporte (como o custeio de alojamento, hospedagem, acompanhamento nutricional, academia e equipamentos de ponta, entre outros) para desenvolver um projeto para a conquista de bons resultados em um esporte de alto rendimento, como a canoagem.
   
  
Os resultados já aparecem. “Agora começamos a ter condições de disputar lá fora”, afirmou Rodrigues. “Antes era inimaginável chegarmos a alguma semifinal de um Mundial. Atualmente, chegamos às finais. A Ana Sátila acaba de ganhar uma medalha de bronze no Mundial Júnior [na Eslováquia, em julho deste ano].”
    
Para saber como foi o critério de escolha do BNDES para definir a canoagem como beneficiada, clique em Leia Mais.

Admin | Projeto Meninos do Lago | Desenvolvimento Carlos Henrique