Confederação Brasileira de CanoagemItaipu Binacional

Notícias

Curso de Primeiros Socorros

16/09/2013

No dia 14 de setembro, das 14h às 18 horas, os atletas do Projeto Meninos do Lago que passaram do nível da faixa verde para faixa azul, realizaram no SE.AD da Itaipu Binacional o Curso de Primeiros Socorros, previstos no Regimento Interno para  a mudança de faixa.

 

O Curso foi brilhantemente ministrado pelos Bombeiros Márcio Marchetto e Márcio Paulin e temas importantes como os principais procedimentos a serem realizadas em casos de acidentes aquáticos e terrestres foram exaustivamente repassados para todos os atletas e instrutores presentes.

 

Para Mayara Cordeira, técnica de canoagem, o evento foi muito proveitoso, pois além de abrir um pouco os horizontes com relação ao trabalho da canoagem propriamente dito, foram abordados temas que podem acontecer também fora da água, como no caso de um acidente com o ônibus em uma das longínquas viagens que periodicamente o Projeto Meninos do Lago faz no decorrer do ano para participar dos eventos nacionais:

 

“Embora já tivesse participado em vários outros cursos de primeiros socorros, esse foi muito legal pois tivemos a oportunidade de utilizar do boneco para a prática da massagem cardíaca e respiração boca a boca, além de explicações bastante interessantes para a nossa atividade diária, como picada de animais peçonhentos, queimaduras e etc. Outra situação bastante abordada e que talvez seja o nosso principal problema de segurança, diz respeito a eventuais acidentes de trânsito que estamos sujeitos nessas nossas andanças por todo o Brasil. Aprender como agir de forma rápida e eficaz nesses casos, realmente faz a diferença  para não agravarmos ainda mais a ocorrência”.

 

Para a atleta Tatiane Aparecida da Silva, a palestra também foi interessante pelo fato de saber que no local onde treina diariamente, existe um Corpo de Bombeiros dispostos a auxiliar em poucos minutos qualquer situação de risco que possa haver.

 

“Eu não sabia que a Itaipu Binacional mantém uma Equipe de Bombeiros na própria empresa. Acho isso sensacional e agora dá mais ânimo ainda de treinar, pois sei que se houver algum acidente em pouco tempo o pessoal estará no Canal Itaipu para me ajudar”.

 

Para o novato da Turma, o João Vitor Petry, atleta de apenas 11 anos que já conseguiu chegar ao nível de faixa azul, o curso foi bem interessante porque propiciou o aprendizado de muitas coisas importantes:

 

“Eu aprendi que o mais importante em casos de acidente é a sinalização e a verificação da segurança do local do acidente, para somente depois tentar ajudar. Aprendi também que o número do telefone do bombeiro da Itaipu fica na minha carteirinha. Se houver algum problema é só ligar para eles”.

 

Além dos instrutores Argos Gonçalves Dias Rodrigues, Mayara Cordeiro, Amélia Fernandes Castro, Angel Cardoso e Adriano Siano Bragança, participaram do curso os seguintes atletas:

 

1-      João Vitor Petry;

2-       Jean Carlos da Silva;

3-      Jean Leandro de Oliveira;

4-      Luciano Santos de Lima;

5-      Maryane Camargo dos Santos;

6-      Pedro Lucas de Oliveira;

7-      Tatiane Aparecida da Silva;

8-      Wallan Patrick de Carvalho;

9-      Weltton Pietro de Carvalho.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Admin | Projeto Meninos do Lago | Desenvolvimento Carlos Henrique