Confederação Brasileira de CanoagemItaipu Binacional

Notícias

IMEL é Campeão Brasileiro da 2ª Divisão

12/06/2013

 

 

 

O Instituto Meninos do Lago acaba de vencer o Campeonato Brasileiro de Canoagem Slalom da 2ª Divisão, realizado na Cidade de Primavera do Leste, no Estado do Mato Grosso, nos dias 07, 08 e 09 de junho. Com 1475 pontos, ficou à frente da APEN (Piraju, SP), com 800 pontos, APCA (Primavera do Leste), com 425 pontos, ASTECA (Três Coroas, RS), com 350 pontos, ASCAPI (Piracicaba, SP), com 150 pontos e AEEMA (Macaé, RJ), com 125 pontos.

 

Desde que a Confederação Brasileira de Canoagem criou o Ranking Nacional por Associações no ano de 2010, o Instituto Meninos do Lago sagrou-se campeão em todas as etapas, sendo considerado atualmente tricampeão brasileiro da 2ª Divisão e já sai na frente no ano de 2013 com esta importante prova do Circuito Nacional realizada no Estado do Mato Grosso.

 

Para entender melhor como funciona o Circuito Nacional da canoagem brasileira é necessário esclarecer que existem duas divisões: a 1ª Divisão é composta pelos atletas mais experientes, que já dominam a embarcação e na 2ª Divisão participam os atletas iniciantes, normalmente os mais jovens. São realizadas quatro etapas da Copa Brasil no decorrer do ano e dois Campeonatos Brasileiros específicos, valendo o dobro dos pontos para os atletas.

 

Na primeira divisão o Instituto Meninos do Lago só não venceu o Ranking de Associações no ano de 2011, quando acabou sendo derrotado pela forte equipe de Piraju, do Estado de São Paulo. Nas demais edições, 2010 e 2012 também sagrou-se campeão demonstrando de forma inequívoca que o Projeto Social/Desportivo patrocinado pela Itaipu Binacional é realmente o grande exemplo a ser seguido no Brasil.

 

Em Primavera do Leste a equipe conquistou 9 medalhas de ouro, 8 medalhas de prata e 7 medalhas de bronze. Para o técnico Adriano Siano Bragança o evento foi uma surpresa em virtude do pouco tempo de treinamento:

 

“Na Copa Brasil de Cerquilho em abril passado, nós já vencemos em número de medalhas todas as demais equipes brasileiras, porém, lá não tínhamos a participação dos atletas iniciantes que ficaram muito tempo parados em virtude da renovação do projeto com a Itaipu Binacional. Foram  5 meses parados sem treino e os nossos atletas iniciantes não estavam nas melhores condições técnicas para participar de um Campeonato Brasileiro, porém vários meninos e meninas conseguiram ótimos resultados e, com isso, o Instituto Meninos do Lago é mais uma vez campeão nacional”.

 

Os destaques do evento foram os atletas iguaçuenses Tauan Vitor Chechi Lemes, da categoria K1MME (13 e 14 anos) que acabou fazendo o melhor tempo geral da prova, com 79,52 segundos e a menina Gabriele Aparecida dos Santos, de apenas 11 anos de idade, que acabou trazendo para casa duas medalhas de ouro (C2FIN e C1FIN) e uma de prata (K1FIN).

 

Admin | Projeto Meninos do Lago | Desenvolvimento Carlos Henrique