Confederação Brasileira de CanoagemItaipu Binacional

Notícias

Exames médicos

19/11/2012

 

 

 

No último dia 18 de novembro, no Centro Comunitário da Vila C, em Foz do Iguaçu,  foram realizados 78 exames de eletrocardiograma nos atletas do Projeto Meninos do Lago. A ação comandada pelo especialista em medicina desportiva, Dr. Alessandro da Costa Machado, visa o atendimento dos atuais 108 atletas iguaçuenses.

 

Além dos eletrocardiogramas, todos os atletas estão sendo minuciosamente avaliados na presença de seus respectivos responsáveis legais, pelo médico da Seleção Brasileira de Canoagem Slalom, o qual gentilmente se dispôs ao atendimento de todos os atletas do Projeto de Base da Canoagem Slalom de Foz do Iguaçu.

 

Segundo Dr. Alessandro:

 

“Além de gostar do que faço, é fácil perceber a seriedade dos projetos comandados pela Federação Paranaense de Canoagem, tanto na base como no alto rendimento. Nas duas situações, a presença de um médico é de fundamental importância, pois é esse profissional  quem fará todo o histórico familiar dos atletas e terá mais condições de perceber alguma anomalia desde o início das atividades, propiciando condições mais seguras a todos os envolvidos”.

 

Para o Presidente da Federação Paranaense de Canoagem, Valdecir Fernandes da Cruz, a parceria conquistada com a Sociedade Médica de Foz Ltda., veio a suprir a maior fraqueza do Projeto Meninos do Lago.

 

“Em uma análise rápida de todos os elementos internos e externos desse festejado projeto desportivo/social, patrocinado pela Itaipu Binacional, é fácil perceber que a ausência do atestado médico para o ingresso à prática desportiva é a maior fraqueza atual, com grandes possibilidades de virar uma séria ameaça à continuidade dos trabalhos, pois se algo acontecer a qualquer atleta é óbvio que poderemos ser responsabilizados.  O grande problema, porém, é que embora já tenhamos solicitado apoio da Secretaria de Esporte e até mesmo da Secretaria de Saúde, as dificuldades nesse setor é muito grande no Município de Foz do Iguaçu”.

 

Os eletrocardiogramas deverão encerrar no próximo domingo, dia 25 de novembro, e os exames médicos, serão previamente agendados até final de fevereiro de 2013 pela Professora Mayara Cordeiro.

 

“Os exames individuais duram, em média, 40 minutos, de forma que não dá para serem realizados muitos no dia. Dessa forma, estamos agendando em dias separados e a nossa previsão é que os atendimentos terminem no final de fevereiro do ano que vem. Por esse motivo é necessário que os atletas e seus pais tenham paciência e, principalmente, educação, para aguardarem a convocação sem nenhuma necessidade de estresse”.

 

 

 

 

 

 

 

 

Admin | Projeto Meninos do Lago | Desenvolvimento Carlos Henrique