Confederação Brasileira de CanoagemItaipu Binacional

Notícias

Campeonato Brasileiro de Canoagem Slalom - 2a Divisão

23/07/2012

O Rio São Pedro, no Distrito de Glicério, no Município de Macaé, apresentou enorme grau de dificuldade para os atletas da segunda divisão, nestes dias 20, 21 e 22 de julho. "Trata-se de um rio que serve perfeitamente para a realização de uma Copa Brasil da 1a Divisão e, por esse motivo, um pouco exagerado para a participação dos atletas iniciantes. Mas a organização local conseguiu limitar o percurso para aqueles que não tinham condições técnicas para descer todo o trecho e a prova acabou acontecendo em alto nível, demonstrando que os meninos e meninas da base logo logo estarão incomodando os melhores atletas nacionais" disse Argos Gonçalves Dias Rodrigues, Superintendente da Confederação Brasileira de Canoagem.

 

Foi uma prova memorável, principalmente pelo fato do Brasil ter conseguido colocar 203 embarcações na água. Para se ter uma ideia do crescimento constante da modalidade, o Brasileiro de Iniciantes de 2009 contou com apenas 32 atletas. Este evento foi marcado também pela evolução do sistema de apuração. Mesmo com classificatórias, semifinais e finais, foi possível realizar todas as provas sem nenhum atraso, o que se transformou em uma grata surpresa para todos envolvidos na Canoagem Salom brasileira.

 


23/07/2012 11:17
Sucesso absoluto em Macaé
Campeonato Brasileiro de Canoagem Slalom 2ª Divisão terminou com grande crescimento de novos canoístas e muitas expectativas para o futuro
 
Pela primeira vez o Campeonato Brasileiro de Canoagem Slalom 2ª Divisão, realizado neste último fim de semana em Macaé, no Rio de Janeiro, superou a marca de 200 inscritos no evento. Além do crescimento numérico das categorias de base do esporte o salto de qualidade dos canoístas iniciantes também foi muito comemorado.

“Tivemos um recorde absoluto de inscritos (203 atletas) e ainda vimos muita gente nova competindo em alto nível, o que nos enche de esperança para os Jogos Olímpicos Rio 2016 e também para o Mundial Junior que sediaremos em Foz do Iguaçu, em 2015”, ressaltou Argos Rodrigues, superintendente da Confederação Brasileira de Canoagem.

Um dos destaques da competição foi a jovem Beatriz Motta, jovem talento de apenas 12 anos descoberto em Piraju (SP), e que se sagrou campeã brasileira na categoria C1 Feminino Infantil com um dos melhores tempos da pista montada em Macaé (110.92) e também no C2 Feminino Infantil competindo com Herika Hernandes.

Com o número recorde de atletas inscritos o Brasil chega a patamares de grandes centros mundiais da Canoagem Slalom e o planejamento é que este número chegue a 300 atletas já em 2013. “Nossa meta é chegar até 2015 com mais de 500 jovens atletas, solidificando por muitos anos a base do esporte no país”, disse Argos.

Outro fato de destaque de importância para o desenvolvimento da Canoagem Slalom no Brasil foi a realização inédita do evento em Macaé, no Rio de Janeiro, estado que será o centro das atenções do mundo esportivo após os Jogos Olímpicos Londres 2012.

Os atletas que estiveram em Macaé representaram as associações: Associações: APEN - Associação Pirajuense de Canoagem (SP), AEEMA - Associação Educativa de Esportes e Meio Ambiente (RJ), IMEL - Instituto Meninos do Lago (PR), ASTECA - Associação Trescoroense de Canoagem (RS), APC - Associação Primaverense de Canoagem (MT), ASCAPI - Associação de Canoagem de Piracicaba (SP) e ACAI - Associação de Canoagem de Itaocara (RJ).

O Campeonato Brasileiro de Canoagem Slalom 2ª Divisão teve organização da AEEMA e FESPORTUR, supervisão da Confederação Brasileira de Canoagem e apoio da Prefeitura Municipal de Macaé – UTE Norte Fluminense – FECAERJ.

Mais informações: http://www.canoagem.org.br/evento/index/eventos_id/475
Admin | Projeto Meninos do Lago | Desenvolvimento Carlos Henrique