Confederação Brasileira de CanoagemItaipu Binacional

Notícias

Valores tão ou mais importantes do que os próprios resultados desportivos

16/04/2012

 

 

 

No último final de semana de 14 e 15 de abril, os atletas faixas brancas e amarelas do Projeto Meninos do Lago deram um verdadeiro exemplo de cidadania e responsabilidade ambiental para os demais atletas da Canoagem Slalom Brasileira, durante a realização da 1ª Etapa da Copa Brasil de Canoagem Slalom, que aconteceu na Cidade de Cerquilho, Estado de São Paulo.


 

Pelo fato da margem do Rio Sorocaba se encontrar com muito lixo, os meninos e meninas do Projeto não se intimidaram com a tarefa de limpar todo o trecho onde foram realizadas as provas da 1ª e 2ª divisões. Ao todo foram recolhidos sete sacos de 50 litros cheios de lixo e, com isso, conseguiram deixar a margem esquerda do rio limpa após o evento.

 

“Agora ficou filé, antes estava uma verdadeira imundice essa beira de rio. Acho que a minha equipe foi a que mais recolheu entulhos” – comemorava o jovem atleta João Vitor Petry, de apenas 11 anos.

 

Para a Professora Mayara, o fato dos atletas mais novos se disponibilizarem para recolher plásticos e entulhos na margem significa que um dos valores pregados no Projeto, que é a “consciência ambiental”, está sendo compreendido por todos.

 

“Nós temos bem definidos dentro do Projeto quais são os valores que mais devem ser preservados pelos atletas de Foz do Iguaçu, e o respeito pela natureza é, sem dúvida,  um dos mais importantes. Esses meninos e meninas terão que crescer conscientes que os rios serão os seus escritórios ou seus ambientes de trabalho no meio desportivo. E esses ambientes de trabalho devem permanecer limpos permitindo que o esporte da canoagem possa conviver em harmonia auxiliando na conscientização e na preservação da natureza”.

 

O Presidente da Federação Paranaense de Canoagem, Valdecir Fernandes da Cruz, deu destaque especial para essa ação de limpeza do Rio Sorocaba.

 

“Nossa missão é preparar desportiva, ambiental e intelectualmente atletas e voluntários da Cidade de Foz do Iguaçu para representar o Brasil no Circuito Nacional e nos Jogos Olímpicos de 2016 e 2020, buscando sempre atingir o nível de excelência nos eventos. Definimos também em nossa missão que os atletas, técnicos, dirigentes e voluntários do Instituto Meninos do Lago devem inspirar a nossa sociedade, especialmente a nossa juventude, a adotar a filosofia do olimpismo e aspirar a excelência no esporte e em suas vidas. O Olimpismo prega a responsabilidade ambiental e quando realizamos ações como essa, estamos praticando também o olimpismo. Independentemente dos resultados alcançados por esses jovens atletas, para mim todos eles valem OURO”.

 

 

 

 

 

 

Admin | Projeto Meninos do Lago | Desenvolvimento Carlos Henrique