Confederação Brasileira de CanoagemItaipu Binacional

Notícias

1a Etapa da Copa Brasil de Canoagem Slalom - 2012 - Cerquilho - SP

14/04/2012

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Aconteceu nos dias 14 e 15 de abril em Cerquilho (SP), a 1ª Etapa da Copa Brasil de Canoagem Slalom que contou com a participação de 87 barcos na primeira divisão e 142 barcos na segunda divisão.
 
O trecho do Rio Sorocaba no Haras Coronel Bento onde é realizado o evento foi muito elogiado por todos os atletas e o nível de água estava perfeito para a prática de Canoagem Slalom.
 
O melhor tempo na geral foi conquistado pelo atleta Pedro Henrique Gonçalves da Silva, da Cidade da Estância Turística de Piraju, que conseguiu 96,78 segundos, na categoria K1 Masculino, sendo perseguido de perto pelo também pirajuense Anderson dos Santos Oliveira com 96,91 segundos e Fábio Scchena Dias Rodrigues, de Foz do Iguaçu, com 98,82 segundos.

 



 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

0,13 SEGUNDOS

 
Há pouco mais de 4 semanas, o atleta Pedro Henrique Gonçalves da Silva, perdeu a vaga para os Jogos Olímpicos de Londres para o Canadense David Ford, por apenas 0,13 segundos na seletiva olímpica continental que aconteceu na Cidade de Foz do Iguaçu. Coincidentemente esse foi o mesmo tempo que agora marcou a diferença entre ele e o atleta Anderson dos Santos Oliveira.
 
“Eu nunca mais vou esquecer desses 0,13 segundos do Campeonato Pan-americano de 2012, que serviu como Seletiva Olímpica Continental. Perdi a chance de estar nos meus primeiros Jogos, que era a grande meta e o meu grande sonho. Agora, em um novo planejamento visando Rio 2016, começo o ano vencendo coincidentemente pelo mesmo percentual que encerrei o Ciclo Olímpico. Tomara que seja um bom prenúncio...”  
 
CRESCIMENTO QUANTITATIVO DE TODAS AS CATEGORIAS
 
O evento de Cerquilho mostra que a Canoagem Slalom brasileira está crescendo muito em todas as categorias oficiais.
 
“Se somarmos os atletas da categoria de base da segunda divisão e os atletas da primeira divisão, participaram 28 embarcações na categoria C2 (mas), 66 embarcações C1 (mas e fem), 30 embarcações K1 fem e 105 K1 mas. Esse é um patamar que não encontramos nos eventos nacionais dos países do Continente Americano, de forma que o Planejamento Estratégico desenvolvido pela Confederação Brasileira de Canoagem visando o aumento quantitativo e qualitativo para os Jogos Olímpicos de 2016 está realmente dando resultados” informou o Superintendente da Confederação Brasileira de Canoagem, Argos Gonçalves Dias Rodrigues.
 
Para o membro do Comitê de Slalom da Confederação Brasileira de Canoagem e organizador do evento, Denis Terezani, tão ou mais importante que a quantidade dos atletas novos que estão surgindo no Brasil é a qualidade técnica dessa nova geração:
 
“Muitos atletas de 09 a 12 anos fizeram tempos na segunda e primeira divisões que superam atletas veteranos, demonstrando de forma incontestável, que o nível técnico do Brasil está crescendo muito na base. Nunca tivemos uma geração tão numerosa e talentosa como essa que encontramos nesse momento, e para que o nível não caia a Confederação tem que continuar investindo na capacitação dos técnicos nos núcleos para que todos cresçam entendendo a visão, os principais valores e a missão que compõem o Planejamento Estratégico desenvolvido para a Canoagem Slalom Brasileira”.
 
RESULTADO GERAL POR EQUIPE
 
Os núcleos de canoagem que obtiveram maiores resultados foram: 1º Lugar – APEN – Associação Pirajuense de Esportes Náuticos (Estância Turística de Piraju – SP); 2º Lugar – IMEL – Instituto Meninos do Lago (Foz do Iguaçu- PR) e 3º Lugar – APC Associação Primaverense de Canoagem (Primavera do Leste – MT).


Cerquilho é uma das cidades mais tradicionais na prática da Canoagem Slalom no país.
 
APOIO LOCAL E PATROCINADOR
 
O evento foi realizado pela Associação Piracicabana de Canoagem que obteve total apoio da Secretaria Municipal de Esporte de Cerquilho e patrocínio da Duck Equipamentos Desportivos, de Três Coroas, RS.
 
“Para a Confederação Brasileira de Canoagem é muito importante a parceria com o Município de Cerquilho, pois o Rio Sorocaba realmente é muito bom para a prática de Canoagem Slalom. Sempre encontramos no local uma boa receptividade e o auxílio de vários departamentos do Município, de forma que enquanto houver interesse por parte da Prefeitura, haverá reciprocidade da parte dessa Entidade” – finalizou o Presidente da Confederação Brasileira de Canoagem, João Tomasini Schwertner.

Todas as informações do evento no link: http://www.canoagem.org.br/evento/index/eventos_id/470
Confira todos os resultados do evento clicando AQUI
Admin | Projeto Meninos do Lago | Desenvolvimento Carlos Henrique