Confederação Brasileira de CanoagemItaipu Binacional

Notícias

Dois atletas do Projeto Meninos do Lago vão disputar pré-olímpico

15/02/2012

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 fonte: JIE - Jornal da Itaipu Eletrônico




Dois dos onze atletas brasileiros classificados para o pré-olímpico de canoagem slalom integram o Projeto Meninos do Lago, desenvolvido pela Itaipu Binacional em parceria com a Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa). A seletiva começou no sábado (11), teve provas no domingo (12) e foi concluída nesta terça-feira (14), no Canal Itaipu, em Foz do Iguaçu.

 

 

João Vitor Martins Machado, do Instituto Meninos do Lago (Imel/Foz), ficou com uma das três vagas na categoria K1 (caiaque com um atleta) masculino. Ele conquistou a segunda melhor posição da seletiva nacional, atrás de Pedro Henrique Gonçalves da Silva (Apen/Piraju) e à frente de Ricardo Martins Taques (Atica/Tibagi).


Aos 17 anos, Leonardo Curcel vai intensificar os treinos neste mês para tentar uma vaga nos Jogos de Londres.

 

Leonardo Lucas Curcel, também do Imel/Foz, obteve o terceiro melhor desempenho da seletiva na categoria C1 (canoa com um atleta) masculino. Os outros classificados foram, respectivamente, Cássio Ramon Petry (Asteca/Três Canoas) e Charles Fernando Correa (Apen/Piraju).

 

A seletiva nacional indicou ainda os atletas que vão competir nas categorias C2 (canoa com dois atletas) e K1 feminino (veja a lista abaixo). Para definir as vagas, a Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa) levou em conta os dois melhores resultados dos três dias de seletiva nacional.


João Vitor Machado cravou o melhor tempo do último dia da seletiva e conquistou a vaga para o pré-olímpico.

 

 

Próximo passo

 

Agora, o foco dos atletas é o pré-olímpico, que vai ocorrer paralelamente ao Campeonato Pan-Americano de Canoagem Slalom 2012, de 9 a 11 de março, também no Canal Itaipu. Apenas um barco de cada categoria (K1 masculino, K1 feminino, C1 masculino e C2 feminino) terá o passaporte carimbado para os Jogos de Londres, de 27 de julho a 12 de agosto.

 

A expectativa é que cerca de dez países participem da competição em Foz do Iguaçu, incluindo os favoritos Canadáque está treinando no Brasil – e Estados Unidos.

 

 

“Tinha muita confiança de que conseguiria essa vaga. Agora vamos trabalhar para chegar ainda melhor ao pré-olímpico. Em janeiro pudemos evoluir bastante e daqui para frente será preciso um empurrão a mais para conquistar a vaga olímpica”, comemorou Leonardo Curcel.

 

 

João Vitor Machado comentou que a vinda para Foz do Iguaçu do técnico italiano Ettore Ivaldi, que treina a seleção brasileira desde o começo do ano, fez a equipe evoluir muito tecnicamente. “O trabalho é excelente, todo mundo pega firme e agora precisamos dar sequência”, elogiou.

 

 

Ettore Ivaldi disse ter ficado satisfeito com o resultado da seletiva e comentou que o Brasil tem de quatro a cinco atletas em um ótimo nível no K1, o que puxa para o alto o desenvolvimento da categoria. “A estrutura aqui [em Itaipu] é espetacular. Esse é um projeto importante para o esporte e para o Brasil”, destacou.

 

O treinador lembrou que os garotos que disputam em outras categorias, como a C1 e a C2, também têm forte potencial e que a perspectiva para as Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016, é a melhor possível. “O foco são os Jogos do Rio”.

 

Para o pré-olímpico, em março, a seleção brasileira ainda vai contar com o apoio de quatro atletas da República Tcheca (K1 masculino e feminino e C2), considerados uma das melhores equipes do. O grupo está em Foz para treinar junto com os brasileiros.

 

 

Meninos do Lago

 

 

Criado em 2008, o projeto Meninos do Lago tem entre seus objetivos melhorar o nível dos atletas e levar o esporte a jovens carentes de Foz do Iguaçu. Ao todo, são atendidas cem crianças da região, com idade entre 9 e 23 anos. Dos 16 atletas da seleção brasileira de canoagem slalom, seis fazem parte do projeto.

 

 

“É um orgulho para nós de Itaipu ver que esse projeto Meninos do Lago, em tão pouco tempo, vem revelando grandes talentos, atletas com potencial olímpico”, comemorou o superintendente de Comunicação Social de Itaipu, Gilmar Piolla, assim que soube da classificação de Leonardo e João Vitor para o pré-olímpico.

 

A coordenadora do Programa de Proteção à Criança e ao Adolescente (PPCA), Gládis Mirtha Baez, acompanhou o último dia de seletiva no Canal Itaipu. Ela destacou que o projeto, mais que formar atletas, busca despertar valores como ética e espírito de equipe. “Sabemos que nem todos serão campeões. Mas terão a oportunidade de aprender uma profissão e, acima de tudo, de se tornarem cidadãos de bem”, destacou.

 

 

Antes e depois

 

Para o superintendente da CBCa, Argos Rodrigues, o Projeto Meninos do Lago é exemplo para o Brasil e modelo para a própria CBCa. Ele disse também que a canoagem brasileira slalom pode ser dividida em duas fases: antes e depois da construção do Canal Itaipu, três anos, considerada uma das dez melhores do mundo para a prática esportiva.

 

Antes do canal, os atletas tinham de treinar em rios, ao contrário do que ocorria na Europa. “Depois que passou a treinar num campo realmente específico para a modalidade, o Brasil cresceu muito. E o fator determinante para essa transformação chama-se Canal Itaipu”, avaliou. “Hoje, estamos a um passo de estarmos nas semifinais e finais dos campeonatos mundiais”, acrescentou.

 

 

Presidente da CBCa e vice-presidente da Confederação Internacional de Canoagem, João Tomasini Schwertner acompanhou o final da seletiva desta terça-feira e também elogiou a estrutura do Canal Itaipu. Segundo ele, a pista do Rio de Janeiro para os Jogos de 2016 não fica pronta antes de 2014 e, até , o Canal Itaipu é a melhor referência para a modalidade no Brasil e na América Latina. “Esperamos poder usar ainda mais este canal”, disse.

 

 

Classificados:

 

 

Categoria C1 masculina

 

Cássio Ramon Petry (Asteca/Três Canoas-RS)
Charles Fernando Correia (Apen/Piraju)
Leonardo Lucas Curcel (Imel/Foz)

 

 

C2 masculina

 

Charles Fernando Correia/Cássio Ramon Petri (Apen/Asteca)
Cassiano Vieira Alfredo/Wellington Henrique Munhoz (DEC/Rio Pardo)
Pedro Henrique Avansi Aversa/Rafael Souza (Ascapi-Piracicaba)

 

 

K1 feminino

 

Ana Sátila Vieira Vargas (APC/Primavera)
Poliana Aparecida de Paula (Apen/Piraju)

 

 

K1 masculino

 

Pedro Henrique Gonçalves da Silva (Apen/Piraju)
João Vitor Martins Machado (Imel/Foz)
Ricardo Martins Taques (Atica/Tibagi)

Admin | Projeto Meninos do Lago | Desenvolvimento Carlos Henrique