Confederação Brasileira de CanoagemItaipu Binacional

Notícias

C2 e C1MJR Campeões Brasileiros

23/12/2011
 
 

 

 

 

 

 

 

 

 

Participaram na prova mais importante do Circuito Nacional de 2011, na Cidade da Estância Turística de Piraju, neste último dia 18, os seguintes atletas do Projeto Meninos do Lago:

·         João Vitor Martins Machado, K1MSR
·         Fábio Scchena Dias Rodrigues, K1MJR
·         Felipe Borges, C1MJR
·         Leonardo Curcell, C1MJR
·         Rafael Béllio, C1MJR
·         Daniel Siqueira, C1MJR
·         Maicon Borba, C1MME
·         Richaleston Alves do Amaral, C1MSR
·         Carlos Eduardo Moarais, C2MME
·         Felipe Almeida da Silva, C2MJR
·         Luiz Henrique de Oliveira, C2MJR
O Campeonato Brasileiro foi realizado no Rio Paranapanema, em um trecho de 280 metros que se inicia após ao “Salto de Piraju”. Trata-se de uma pista extremamente fora dos padrões normais da Canoagem Slalom, em virtude do grande volume de água e pelo fato de se formarem grandes redemoinhos que em não raras as oportunidades costumam sugar o atleta e o seu próprio barco para o fundo do Rio, o que pode causar certo pavor para o próprio canoísta como também aos expectadores.
Como não estava contemplada prova para a segunda divisão do Circuito Nacional, a Equipe Coordenadora do Projeto resolveu enviar apenas os atletas que tecnicamente teriam condições de participar da prova, sem correr riscos acentuados de nadar na pista o que poderia realmente se transformar em algo constrangedor.
“Hoje o Projeto Meninos do Lago tem atletas com muitas possibilidades técnicas de participar em qualquer evento nacional, porém, no caso da Pista de Piraju, o volume de água ultrapassa a 190 m3/s que é muito superior ao volume que estamos acostumados no Canal Itaipu que é de apenas 9 m3/s. Esse volume muito grande que passa em um estreito canal, faz com que formem, em toda pista, fortes redemoinhos que podem impressionar estes atletas mais novos. Dessa forma, a Equipe Técnica resolveu enviar apenas os atletas mais experientes pertencentes ao Núcleo de Iniciação do Bairro Morumbi” – disse o Presidente da Federação Paranaense de Canoagem, Valdecir Fernandes da Cruz.
E valeu a pena o investimento, pois o atleta Felipe Borges conseguiu vencer pela primeira vez o veterano Cássio Ramon Petry que é a maior estrela brasileira da categoria C1 (canoa individual), sagrando-se campeão brasileiro de 2011, assim como a dupla formada pelos atletas Felipe Almeida da Silva e Luiz Henrique de Oliveira, na Categoria C2MJR.
Além deles subiram no pódio: João Vitor Martins Machado, 3º Lugar na Categoria K1MSR e 1º Lugar na Categoria por Equipe; Fábio Scchena Dias Rodrigues, 3º Lugar na Categoria K1MJR e 1º Lugar na Categoria por Equipe; Leonardo Lucas Curcell, 2º Lugar na Categoria C1MJR; Daniel Siqueira, 3º Lugar na Categoria C1MJR; Maicon Borba e Carlos Eduardo, 3º Lugar na Categoria C2MJR.
Todos esses atletas adquiriram o direito de solicitarem o auxílio do Programa Bolsa Atleta, do Governo Federal, para o ano de 2013 o que deixou o técnico Antonio Alves do Santos bastante feliz e otimista com o futuro desses jovens atletas:
“Saio de Piraju feliz com os resultados alcançados, pois os nossos atletas cumpriram com os seus objetivos neste ano de 2011. Logicamente que ainda estamos distantes do nível técnico internacional que pretendemos para o ano de 2016, mas sem dúvida estamos no caminho certo”.
Após o evento todos os atletas de Foz do Iguaçu permaneceram no local até o dia 22, para um trainning camp com o técnico Italiano Ettore Ivaldi que assumirá o comando da Equipe Permanente de Canoagem Slalom, no dia 05 de janeiro de 2012,  sediada na Cidade de Foz do Iguaçu. Nesta equipe que terá a participação dos 16 melhores atletas nacionais, 5 atletas do Projetos Meninos do Lago estarão presentes: João Vitor Martins Machado, Fábio Scchena Dias Rodrigues,  Felipe Borges da Silva, Leonardo Lucas Curcell  e Maicon Borba.
 
Admin | Projeto Meninos do Lago | Desenvolvimento Carlos Henrique