Confederação Brasileira de CanoagemItaipu Binacional

Notícias

Itaipu será a ‘casa’ do slalom

15/12/2011

 

 

 

14/12/2011 | 09h40
 

 

Foz do Iguaçu será a sede da seleção brasileira de canoagem slalom, time que disputará as Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016. A parceria foi selada no último Encontro Cultivando Água Boa, quando os diretores-gerais Jorge Samek (Brasil) e Efraín Enríquez Gamón (Paraguai) assinaram convênio com o presidente da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCA), João Tomasini Schwertner.

 

A binacional será responsável por prover a estrutura física para os treinos, previstos para o primeiro trimestre de 2012. No total, são 16 jovens (sendo 12 do sexo masculino), com idades de 12 a 23 anos, já selecionados para compor a seleção brasileira. “Em 2008, desfizemos a seleção e passamos a investir na formação. Agora, já temos uma base pronta para essa nova etapa”, afirmou o superintendente da CBCA, Argos Rodrigues.

 

Observados por João Tomasini Schwertner, Samek e Gamón assinam convênio com a CBCA. 

 

Exemplo de que o investimento nas categorias de base deu resultado está no fato de que cinco dos atletas selecionados fazem parte do projeto social Meninos do Lago, parceria entre a Itaipu e a CBCA que vêm formando novos campeões em Foz.

  

O apoio aos atletas inclui moradia, médico, fisioterapeuta e escola. “Eles vão morar em Foz até 2016 ou até que o canal do Rio de Janeiro fique pronto para as Olimpíadas”, completou Argos. Dois dos atletas, ambos com 12 anos, irão se preparar também para o Campeonato Mundial Júnior, que será realizado no Canal Itaipu em 2015.

 

Competição no Canal Itaipu, considerado um dos melhores do mundo para a prática esportiva.

 

Seletiva olímpica

 

Em março de 2012, o Canal Itaipu retoma a agenda de competições internacionais, com a seletiva para os Jogos Olímpicos de Londres. Em Foz, serão definidas as quatro últimas vagas disponíveis para o continente americano. A expectativa é de uma disputa acirrada, principalmente entre atletas do Canadá, Estados Unidos, Argentina e Brasil.

Admin | Projeto Meninos do Lago | Desenvolvimento Carlos Henrique