Confederação Brasileira de CanoagemItaipu Binacional

Notícias

João Vitor, Richaleston, Felipe, Fábio e Leonardo – Campeões Sul-americano de Canoagem Slalom

30/11/2011

 

 

 

 
 
 
 Com sete medalhas de ouro conquistadas no Campeonato Sul-amerincano de Canoagem Slalom, o Brasil retorna da cidade de San Rafael, localizada na província de Mendoza, na Argentina, com a meta alcançada que era a de superar as 5 medalhas de ouro do ano passado.

 

Destas 7 medalhas de ouro conquistadas, os atletas do Instituto Meninos do Lago foram responsáveis por 4 nas seguintes categorias: João Vitor Martins Machado, EquipeK1M; Richaleston Alves do Amaral, EquipeC1MSR, Felipe Borges da Silva,  C1MJR, Fábio Scchena Dias Rodrigues e Leonardo Lucas Curcel, na C2MJR.

Apesar dos grandes resultados, os atletas da IMEL não saíram muito satisfeitos com os desempenhos pessoais. Buscavam algo ainda maior:
“A nossa viagem foi muito complicada, primeiro pela questão dos barcos que tivemos que enviar por transportadora em virtude da proibição das companhias aéreas, depois pelo fato do aeroporto de Puerto Iguazu ter ficado 3 dias inoperante em virtude de um problema na torre de controle, o que nos obrigou a ir de ônibus em uma viagem de 2.200 km. Chegamos praticamente no dia da competição, sem tempo para treino e isso me prejudicou na prova do K1MSR” – lamentou o atleta João Vitor Martins Machado, mesmo ganhando ouro por equipe.
Para Fábio Scchena Dias Rodrigues, o último a chegar em San Rafael, por pouco não perdeu a competição:
“Quando cheguei ao local da prova os dois primeiros atletas já tinham iniciado a primeira descida, só deu tempo de trocar de roupa e entrar no barco. Nem sabia direito onde estavam as balizas. Não pude viajar com os meus companheiros em virtude de uma prova na Faculdade e quase acabei me lascando aqui, ainda bem que veio o ouro na Categoria C2MJR”.
Felipe Borges, que venceu na categoria C1MJR, era só alegria. “Esse local é muito bonito, fica no pé das Cordilheiras dos Andes e os cânions formam boas corredeiras para a canoagem slalom”
Um dos fatores que levaram esses atletas a enfrentarem todos os desafios dessa viagem, foi a possibilidade de buscarem o auxílio financeiro do Governo Federal, através do Bolsa Atleta, os quais terão direito de solicitar, à partir do ano de 2012.

“Sem dúvida o Programa Bolsa Atleta do Governo Federal é o que me faz continuar no esporte, pois a minha família não teria a menor condição financeira de bancar as enormes despesas necessárias para se conseguir grandes resultados nessa modalidade. Eu gosto da canoagem, mas preciso conseguir patrocínio próprio para continuar lutando de igual para igual com os melhores atletas do mundo”.

 

Outro atleta participante do Projeto Meninos do Lago e que também fez bonito na Argentina foi Rafael Franceschetti Béllio, que ficou com o segundo melhor tempo por Equipe na C1JR e a mesma façanha conseguiu repetir na categoria C1MJR individual, só que nesta não trouxe medalha em virtude de que as regras continentais não permitem que o mesmo País preencha dois lugares no pódio. Pelo fato do Felipe Borges ter vencido na categoria C1MJR, a medalha de prata foi para o primeiro atleta argentino. 

 
Mais informações sobre o evento no link:
http://www.cbca.org.br/newcbca/evento/index/eventos_id/343

 
Admin | Projeto Meninos do Lago | Desenvolvimento Carlos Henrique