Confederação Brasileira de CanoagemItaipu Binacional

Notícias

2a Etapa da Copa Brasil

26/09/2011


Os atletas do Instituto Meninos do Lago - IMEL e Federação Paranaense de Canoagem estiveram presentes na 2a Etapa da Copa Brasil de Canoagem Slalom, que aconteceu na Cidade de Três Coroas, no Estado do Rio Grande do Sul, nos dias 24 e 25 de setembro passado, onde conquistaram o 2o Lugar na 2a Divisão e o 3o Lugar na 1a Divisão.

 

Esses resultados foram considerados ótimos e dentro do previsto pelo Presidente da Federação Paranaense de Canoagem, Valdecir Fernandes da Cruz, pelo fato de não ter havido tempo para treinamento nos locais das competições: 

 

"Em decorrência do projeto Meninos do Lago priorizar os estudos dos atletas, estando a educação como valor fundamental, a IMEL e FEPACAN deixam para sair de Foz do Iguaçu no "último" minuto do segundo tempo, ou seja, quase não permitindo que haja tempo para treinamentos nos locais de competição. Tecnicamente isso é horrível e dificulta resultados mais expressivos no geral, por outro lado estamos sendo coerentes com os valores impostos no Projeto, em especial, a questão da educação. Esperamos a imensa maioria dos alunos/atletas encerrarem suas provas para depois partirmos para os eventos".   

 

Para a Técnica Mayra Cordeiro Lapczyk o mais importante em uma competição é o fato dos atletas dedicarem-se ao máximo de suas potencialidades técnicas e não os resultados.

 

"Óbvio que resultados são importantes para os patrocinadores, para a mídia e para algumas outras pessoas ligadas ao Projeto, porém, pará nós, muito mais importante do fato do atleta vencer ou não a competição, é sairmos dos locais de provas com a certeza de que ele ou ela deu o melhor de si para se conseguir aquele resultado. O mais frustantes para nós não é perdermos medalhas, é ter a certeza absoluta de que aquele atleta poderia ter feito muito melhor, pelo fato dele já conhecer e praticar os fundamentos necessários para aquela competição. Às vezes é mais prazeroso perdermos, sem subir no pódio, mas com a certeza de que o atleta se dedicou ao máximo, do que estarmos no pódio, mas com a convicção de que o atleta não se dedicou ao máximo naquela competição e venceu apenas pelo fato dos demais terem errado mais".

 

Três Coroas é o berço da Canoagem Slalom brasileira e deverá ser respeitada sempre, não só pela beleza do Parque das Laranjeiras e da própria Cidade, mas pelo fato de lá terem saídos os melhores atletas da modalidade até os dias de hoje. Por esse motivo, vale a pena ler um pouquinho da história do local: 

 

Confira todos os resultados completos e demais informações no link:
http://www.cbca.org.br/newcbca/evento/index/eventos_id/348

Admin | Projeto Meninos do Lago | Desenvolvimento Carlos Henrique