Confederação Brasileira de CanoagemItaipu Binacional

Notícias

Exame de faixa - agora falta pouco

22/09/2011
 
Encerrou-se no dia 20 de setembro o exame prático de graduação de faixa para os atletas do Projeto Meninos do Lago que completaram 23 meses de treinamento. A segunda fase do exame consiste na parte teórica, a qual exige que o atleta tenha acompanhado as apostilas disponíveis no site oficial.
 
Ao todo vinte novos canoístas já estão aptos a descerem até a segunda bacia do Canal Itaipu e, consequentemente, navegar em rios com classe 3 de dificuldade, desde que acompanhados de monitores ou técnicos.
 
No mês de outubro esses atletas terão ainda um Curso de Primeiros Socorros ministrado pelo Corpo de Bombeiro da Itaipu Binacional, complementando o ciclo de aprendizagem para a faixa verde.
 
Segundo explica o Presidente da Federação Paranaense de Canoagem, Valdecir Fernandes da Cruz, o Projeto Meninos do Lago segue a mesma metodologia de algumas federações internacionais com relação ao credenciamento dos atletas através das cores:
 
“Na Europa existe um programa denominado EURO PADDLE PASS que consiste basicamente em inserir ao atleta fundamentos da canoagem de acordo com o seu nível de conhecimento. Assim, por exemplo, as aulas ministradas para os atletas faixas brancas jamais poderão ser iguais às sessões preparadas aos atletas faixas pretas. Para cada faixa existe um planejamento específico de treinamento, havendo a sequencia obrigatória e gradual das seguintes cores: branca, amarela, verde, azul, vermelha e preta”.
 
Todos os fundamentos necessários da Canoagem Slalom poderão ser encontrados no DVD distribuído pelo Projeto Meninos do Lago aos seus atletas. O planejamento anual dos atletas até a faixa azul se dá com base nessa mídia eletrônica, segundo informa a técnica Mayara Cordeiro Lapczyk:
 
 
“A Confederação Brasileira de Canoagem conseguiu junto à Federação Britânica de Canoagem, a autorização para tradução do melhor material de aprendizado de Canoagem Slalom que tenho conhecimento. Esse DVD é extremamente didático e facilita em demasia a visualização do exercício pelos atletas. Por esse motivo trata-se do nosso parâmetro para os planejamentos anuais”
 
Os atletas faixas amarelas que passaram no exame prático para a faixa verde são os seguintes:
 
1-    Allan Vedana - K1MJR
2-    Amélia Antonia Fernandes Castro – K1FJR
3-    Ana Paula Fernandes Castro – C1FJR
4-    Bruno Henrique de Almeida – K1MJR
5-    Cristiane Pereira Gomes – K1FJR
6-    Diego Antonio Figleski – K1MJR
7-    Gabrielle Sarnieski de Oliveira – K1FJR
8-    Giovani Garcia Alencar – K1MME
9-    Gustavo de Souza Damazio – C1MJR
10-           Jhoni Nunes Mota – C1MME
11-           Lucas Martendal dos Passos – K1MJR
12-           Maryane Camargo – K1MME
13-           Matheus Aristides da Cruz – K1MJR
14-           Matheus Ferreira Campos – K1MME
15-           Nicolas Lozano Gomes – C1MIN
16-           Rayssa Paola Farias Ferreira  - K1FJR 
17-           Tauan Vitor Chechi Lemes – K1MIN
18-           Walisson Diego de Carvalho - C2MME
19-           Wallan Patrick de Carvalho -  C2MME
20-           Weltton Pietro de Carvalho – K1MJR
Admin | Projeto Meninos do Lago | Desenvolvimento Carlos Henrique