Confederação Brasileira de CanoagemItaipu Binacional

Notícias

Fim das atividades no Lago Itaipu

08/04/2011

 

 

 

 

 

 

 
 
IMPRENSA 52
Em todos os anos as atividades do Projeto Meninos do Lago são transferidas do Canal Itaipu para o reservatório da Hidrelétrica de Itaipu em virtude da Piracema que abrange os meses de novembro, dezembro, janeiro e fevereiro.
Nesse período em que as ações são realizadas apenas no lago, as turmas iniciantes concentram-se em dois fundamentos principais da canoagem: natação e rolamento. Para as turmas mais avançadas outras questões técnicas são aperfeiçoados.
Neste ano as atividades para o Núcleo de Iniciação da Vila C foram estendidas até o dia 07 de abril em virtude do atraso na renovação do convênio o que retardou o início das aulas e também em decorrência dos ótimos resultados alcançados pelos atletas. Dos 65 canoístas iniciantes daquele Núcleo,  24 conseguiram fazer pela primeira vez o rolamento esquimó em um período de apenas 26 dias praticando esse fundamento. Para a Técnica Mayara Cordeiro Lapczyk, esse é um feito extraordinário se comparado com outros núcleos existentes no Brasil.
“Em apenas 26 dias ensinando a prática de rolamento, conseguimos um índice de 37% (trinta e sete por cento) de êxito para atletas iniciantes. Isso sem falar da prática da natação da qual a imensa maioria não tinha a menor noção de como se comportar na água e hoje já consegue o básico utilizando-se do colete salva-vidas. Infelizmente não pudemos aproveitar todos os meses que envolve a piracema nesse ano, porém para o final de 2011 e início de 2012 estamos refazendo a programação e, com absoluta certeza, no final desse ano todos os atletas do Projeto Meninos do Lago estarão rolando e nadando com perfeição, pois são fundamentos essenciais para a segurança”.
Conforme o Técnico Adriano Siano Bragança a metodologia de trabalho implantada no Projeto Meninos do Lago realmente é um exemplo a ser seguido pelo Brasil, pois desconhece outra iniciativa similar:
“Estou chegando agora em Foz do Iguaçu para trabalhar nesse Projeto e realmente fiquei impressionado com a organização e estrutura oferecida pela Itaipu Binacional. Aqui em Foz a gente tem a impressão de estar participando de projetos implantados na Europa onde se encontram os melhores canoístas e onde já existe uma cultura difundida dessa modalidade. Tenho certeza que atletas desse Projeto deverão estar participando dos Jogos Olímpicos de 2016, pois as melhores condições de treinamento do mundo estão disponíveis para os atletas”.
 
 
 
 
   
 
 
 
 
 

 

 

 

 

Admin | Projeto Meninos do Lago | Desenvolvimento Carlos Henrique