Confederação Brasileira de CanoagemItaipu Binacional

Notícias

Exame de Faixa e Ranking Municipal

05/04/2011
IMPRENSA 51

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Atletas do Projeto Meninos do Lago, pertencentes ao Núcleo de Iniciação do Bairro Morumbi, realizaram no último dia 02 de abril a prova prática visando a mudança de faixa de verde para azul que consistiu na competição que será utilizada como a primeira etapa do Ranking Municipal. Aqueles que passarem no exame que será acompanhado de prova escrita, estarão automaticamente autorizados a remar no Canal Itaipu até o  final da pista.

O Projeto inseriu em suas atividades o Programa Euro Paddle Pass, utilizado em alguns países europeus, que consiste em separar as turmas de canoagem de acordo com o nível técnico. Caso o atleta seja iniciante deverá utilizar no meio de seu remo uma pequena faixa de 10cm x 15 cm da cor branca, passando para amarela, verde, azul, vermelha e preta conforme a sua evolução técnica.
Segundo o Presidente da Federação Paranaense de Canoagem, Valdecir Fernandes da Cruz, esse controle de segurança está sendo fundamental inclusive para se evitar estragos nas embarcações, fato muito comum nas escolas de Canoagem Slalom:
“Essa mudança de faixa, além de criar nos atletas uma grande motivação, tem se mostrado extremamente eficaz na questão de segurança e também para se evitar estragos de grande monta nas embarcações o que é rotina nos projetos de Canoagem Slalom. Agora para esses meninos e meninas falta apenas a prova escrita para que possamos avaliar se os mesmos estão preparados ou não para essa nova fase”.
As regras para as mudanças de faixas podem ser encontradas no Regimento Interno do Projeto Meninos do Lago, no seguinte endereço eletrônico www.canoagem.org.br . Esse projeto está servindo de modelo para a Confederação Brasileira de Canoagem que lançou o Selo de Qualidade embasado na mesma metodologia aplicada em Foz do Iguaçu. Outros três núcleos do Brasil estão sendo estruturados conforme as diretrizes implantadas no projeto iguaçuense.

 

Para o Superintendente da Confederação Brasileira de Canoagem o “Meninos do Lago” vem demonstrando na água que é realmente eficaz e que o novo sistema de aprendizagem deve realmente ser seguido pelos demais núcleos do Brasil:

 

“Aqui em Foz do Iguaçu estamos comprovando que a participação de uma atleta iniciante em um sistema bem implantado de ensino da Canoagem Slalom, é perfeitamente possível colocá-lo entre os dez melhores do ranking nacional em apenas 24 meses treinando três vezes por semana, no primeiro ano e seis vezes por semana, no segundo ano.  Com apenas três anos de treinamento, o atleta atingirá o melhor nível nacional. Dificilmente outra modalidade desportiva terá condições de oferecer em tão pouco tempo um crescimento desportivo dessa magnitude. Isso se deve ao treinamento no Canal Itaipu, da infraestrutura oferecida pela Itaipu Binacional e, principalmente, pela nova metodologia de trabalho aplicada no Projeto”.

 

Outro detalhe bastante interessante na metodologia de ensino implantada e utilizada nesta prova do dia 02 de abril, foi a participação dos atletas mais jovens na arbitragem da prova, segundo a professora Mayara Cordeiro, isso é fundamental para que os atletas compreendam as regras e entendam a dificuldade de ser árbitro dessa modalidade:

 

"Muitos atletas de elite da canoagem brasileira não conhecem na íntegra as regras da Canoagem Slalom e também não dão o menor valor para o trabalho de voluntários para fazer a arbitragem das provas. Essa modalidade necessita de muitos árbitros, em torno de 30 para uma competição bem organizada. Esse pessoal fica no sol, na chuva, no frio e via de regra não recebem o carinho e o respeito dos próprios atletas. Para modificar isso, o Projeto Meninos do Lago faz com que os atletas participem da organização dos eventos e na própria arbitragem. Isso está dando muito certo e o resultado alcançado é demonstrado na educação de nossos meninos e meninas nos eventos fora de Foz"

 

Os atletas que participaram do exame foram os mais graduados do Núcleo de Iniciação do Bairro Morumbi e que estão sendo preparados para o Campeonato Mundial Sub 23 e Júnior que será realizado na Cidade de Foz do Iguaçu, em 2015, além dos Jogos Olímpicos de 2016.

 

1-      Felipe Júnior Santana

2-      Mauro Henrique Cardias Júnior

3-      Carlos Eduardo Moraes da Silva

4-      Maicon Henrique Borba

5-      Luiz Henrique de Oliveira

6-      Felipe Almeida da Silva

7-      Guilherme Schena Dias Rodrigues

8-      Bárbara Rossi

9-      Fernanda Caroline Cardias

10-   Daniel Siqueira dos Santos

 

 
Admin | Projeto Meninos do Lago | Desenvolvimento Carlos Henrique