Confederação Brasileira de CanoagemItaipu Binacional

Notícias

Seletiva no Canal de Itaipu reúne os melhores atletas do Brasil

24/03/2011

 

Seletiva no Canal Itaipu reúne os melhores atletas do Brasil

Os melhores atletas da canoagem slalom brasileira vão disputar, a partir desta quinta-feira (17), no Canal Itaipu, as seletivas para definir as equipes que representarão o País nos torneios internacionais de 2011. No calendário de competições estão o Campeonato Mundial, em setembro, na Eslováquia, e quatro etapas da Copa do Mundo de Canoagem Slalom – na Eslovênia (junho), França (julho), Alemanha (também em julho) e República Tcheca (agosto).

As seletivas, que prosseguem no sábado (19) e no domingo (20), são organizadas pela Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa) e vão reunir os 30 mais bem classificados no ranking nacional em quatro categorias: K1 (caiaque) masculino e feminino; C1 (canoa) feminino e C2 masculino (com dois atletas).

Entre os atletas convocados, seis – cinco meninos e uma menina – integram o Projeto Meninos do Lago, desenvolvido por Itaipu em parceria com diversas entidades, no Parque da Piracema. “São atletas que hoje estão entre os melhores do Brasil”, comentou Argos Gonçalves Dias Rodrigues, superintendente da CBCa.

Disputas

De acordo com a Rodrigues, serão selecionados no máximo 18 atletas, desde que alcancem os índices estabelecidos pela confederação. Cada competidor fará três provas e terá o pior resultado descartado. “Depois faremos a somatória e quem tiver as melhores pontuações vai integrar a seleção brasileira”, indicou, ressaltando que a participação nos torneios é limitada. Na Copa do Mundo, por exemplo, apenas um atleta de cada categoria terá vaga garantida.

Na seletiva, Argos Rodrigues prevê que a categoria K1 masculina será a mais disputada. “Estamos com cinco ou seis atletas [da K1] no mesmo nível. E são todos atletas jovens, o que nos dá uma grande esperança para 2016 (os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro)”, afirma.

O superintendente da CBCa fez questão de elogiar o Canal Itaipu, que já sediou competições importantes, como o Mundial de Canoagem, em 2007, e o Campeonato Pan-Americano de Rafting, em agosto do ano passado. “É o melhor que nós temos no continente americano. O mundo inteiro adora este canal”, elogiou.

Seminário

Além da seletiva, a CBCa vai promover, durante a competição em Foz, o 2º Seminário para Técnicos e Dirigentes da Canoagem Slalom. O objetivo é discutir e estabelecer estratégias para desenvolver o esporte no País.

Admin | Projeto Meninos do Lago | Desenvolvimento Carlos Henrique