Confederação Brasileira de CanoagemItaipu Binacional

Notícias

Semana de Capacitação para Canoagem Slalom - Piraju-SP

20/01/2011
Semana de Capacitação para Canoagem Slalom
Aconteceu na semana passada em Pirajú, no interior paulista, uma série de cursos e palestras voltadas ao desenvolvimento do esporte no país

Iran Schleder
Comunicação CBCa
imprensa@cbca.org.br

Não é de hoje que a Confederação Brasileira de Canoagem realiza eventos, reuniões, palestras e cursos para o desenvolvimento do esporte no país e na incessante busca por uma medalha olímpica para a canoagem brasileira. A última ação deste tipo aconteceu na semana passada em Pirajú, no interior do estado de São Paulo, tudo dentro do planejamento do Selo de Qualidade criado pela CBCa em busca da medalha olímpica.

 A Semana de Capacitação para Canoagem Slalom teve e presença dos principais dirigentes do país e contou com diversos cursos e palestras voltadas ao aperfeiçoamento e treinamento de equipes para a realização de eventos de grande porte na modalidade.

A abertura do evento aconteceu na quinta-feira com o presidente da Confederação Brasileira de Canoagem, João Tomasini Schwertner, que mostrou todas as atividades quem vem sendo executadas pela entidade, os projetos envolvidos e as aspirações para os próximos anos.

“Os próximos anos serão ainda mais produtivos para a canoagem nacional, contudo será necessário muita responsabilidade e profissionalismo das entidades na organização e execução dos projetos. Os dados mostrados foram muito incentivadores, haja vista que a quantidade de investimentos que serão aplicados na Canoagem nos próximos anos, nunca foi tão grande”, ressaltou.

Já o superintendente da CBCa, Argos Rodrigues, explanou sobre a visão do projeto que tende a atender aspectos sociais na formação do atleta cidadão visando os jogos olímpicos. Em seguida, o advogado Helder Rodrigues, explicou o regimento interno do programa. Ainda na quinta-feira houve uma palestra sobre segurança, voltado para a navegação, com o renomado instrutor alemão Thomaz Schörner. Foram mostrados os pontos chaves para manter a segurança em ambientes que conhecemos e desconhecemos. Foi feito um detalhamento geral das atividades no tema de segurança individual e coletiva.

Em seguida finalizando o dia de palestras, o professor Heros Ferreira, palestrou sobre a importância da didática e ética em aulas de canoagem. Demonstrou passo-a-passo a construção de um bloco de atividades e seus objetivos. E “como, quando e por quê?” de cada tema no momento de selecionar as atividades a serem aplicadas. A linguagem, gestual e como e o que o professor representa para a classe.

Na sexta-feira André Behs, árbitro internacional Federação Internacional de Canoagem, palestrou sobre as regras da Canoagem Slalom, muito importante para decifrar pontos o básicos de uma prova. Um dado importantíssimo foi à participação dos técnicos nessas provas. “É fundamental que os mesmos compreendam as atividades da organização de um evento. Em um próximo evento seria interessante a participação dos atletas, a fim de entender as regras básicas. Muitas dúvidas puderam ser sanadas sobre o tema”, destacou.

Logo após, Carlos Henrique Pedrosa, diretor técnico da CBCa, palestrou sobre o funcionamento do sistema informatizado para apuração de provas. Software utilizado em todas as provas internacionais foi uma grande oportunidade de todos conhecerem o sistema. Na palestra foi realizada além da teoria também prática do sistema. Em seguida finalizando o dia de palestras, o professor Heros Ferreira, palestrou sobre preparação das aulas e conteúdos programáticos. Foram discutidos além da postura e linguagem do professor, temas gerais de ensino aprendizagem. Foram feitas atividades práticas sobre elaboração de conteúdos programáticos e planos de aula.

No último dia da Semana de Capacitação foi realizada uma simulação de prova com 10 atletas, fundamental para colocar em prática todo o conhecimento da apuração de prova e também de resgate. “Finalmente, todos saíram com muita informação, acredito que o encontro foi um sucesso. Esses tipos de encontros serão realizados com mais freqüência, a fim de mantermos as informações atualizadas e promover melhor qualificação”, finalizou Argos Rodrigues, organizador do evento.


Veja mais:
- Vem aí uma nova Equipe de Resgate e Arbitragem na Canoagem Slalom
- CBCa promove Semana de Capacitação para a Canoagem Slalom

Admin | Projeto Meninos do Lago | Desenvolvimento Carlos Henrique