Confederação Brasileira de CanoagemItaipu Binacional

Notícias

Seletiva Brasileira de Canoagem Slalom 2011- Foz do Iguaçu - PR

20/03/2011
Seletiva para definir a equipe brasileira de Canoagem Slalom 2011
Provas em Foz do Iguaçu definirão os representantes brasileiros nos eventos internacionais da modalidade neste ano. Também acontece na cidade o 2º Seminário para Técnicos e Dirigentes

Iran Schleder
Comunicação CBCa

Nos dias 17, 19 e 20 de março acontece no Canal Itaipu, uma das melhores pistas artificiais do mundo localizada na Itaipu Binacional, em Foz do Iguaçu, a Seletiva Nacional de Canoagem Slalom que definirá os representantes brasileiros nos eventos internacionais da modalidade em 2011. Além de selecionar atualmente os melhores atletas brasileiros, durante o evento também acontecerá o 2º Seminário para Técnicos e Dirigentes da Canoagem Slalom, que se reunirão para debater as novidades, projetos, estudos e palestras de trabalhos realizados dentro da modalidade.

“Todas estas medidas são consequências dos intensos trabalhos de renovação e aperfeiçoamento feitos dentro da Canoagem Slalom com o intuito de universalizar cada vez mais a prática do esporte no país e trazer excelência técnica para que nossos canoístas se destaquem gradualmente nos eventos de alto nível técnico e assim estejam em seu ápice no Rio 2016”, afirmou João Tomasini Schwertner, presidente da Confederação Brasileira de Canoagem.


Canal Itaipu, em Foz do Iguaçu, uma das melhores pistas artificiais do mundo.

Para a Seletiva Nacional 2011 foram escolhidos em base dos resultados do Campeonato Brasileiro de 2010, ranking de 2010 e da análise técnica da CBCa, os 30 melhores canoístas do país. São atletas oriundos dos pólos de canoagem de Três Coroas/RS, Tibagi/PR, Foz do Iguaçu/PR, Piracicaba/SP, Piraju/SP, São José do Rio Pardo/SP e Primavera do Leste/MT, que competirão para conseguir as vagas para representar o Brasil em quatro etapas da Copa do Mundo de Canoagem Slalom, Campeonato Mundial, Evento Teste da pista das Olimpíadas de Londres 2012 e no Campeonato Sul-americano (veja as datas e locais abaixo).
 
Eventos internacionais

1ª Etapa da Copa do Mundo de Canoagem Slalom – 24 e 25 de junho – Tacen/Eslovênia.
2ª Etapa da Copa do Mundo de Canoagem Slalom – 1 a 3 de julho - L'Argentière la Bessée/França.
3ª Etapa da Copa do Mundo de Canoagem Slalom – 8 a 10 de julho – Markleeberg/Alemanha.
London Invitational Canoe Slalom 2011 – 28 a 31 de julho – Broxbourne/Grã-Bretanha.
4ª Etapa da Copa do Mundo de Canoagem Slalom (final) – 12 a 14 de agosto – Praga/República Tcheca.
Campeonato Mundial Sênior de Canoagem Slalom – 7 a 11 de setembro – Bratislava/Eslováquia.
Campeonato Sul-americano de Canoagem Slalom - 26 a 28 de novembro – Mendoza/Argentina.

De acordo com critérios estabelecidos pela Federação Internacional de Canoagem (FIC), a partir do ano de 2010 o Brasil tem direito à participação de apenas uma embarcação por categoria nas etapas oficiais das Copas do Mundo. Dessa forma, nas quatro etapas da Copa do Mundo a equipe será composta, no máximo, por seis atletas pertencentes às categorias de C2 Masculino, C1 Masculino, C1 Feminino, K1 Feminino e K1 Masculino que conseguirem alcançar os índices estabelecidos. Para o evento teste o Brasil, por critérios estabelecidos pela FIC, tem autorização para participar com apenas 1 K1 Masculino e 1K1 Feminino.


Pista artificial que será usadas nos Jogos Olímpicos Londres 2012.

“Na Seletiva cada atleta terá o direito a duas descidas por dia no Canal Itaipu (três dias), sendo descartado o pior resultado dos atletas nas três provas realizadas. Portanto, a primeira condição para que haja a convocação do atleta pela CBCa é o fato dele alcançar a maior somatória em duas das três provas realizadas. Entretanto, apenas o fato de estar entre os três melhores barcos de cada uma das categorias não lhe é assegurado o direito da convocação. Outros fatores, como o número de vagas previsto e o índice a ser alcançado serão determinantes para a homologação da classificação” ” informou Luiz Augusto Merkle, supervisor do Comitê de Canoagem Slalom da CBCa.

A Confederação Brasileira de Canoagem fechou parceria com a empresa portuguesa Nelo, uma das maiores fabricantes de caiaques do mundo, a qual deverá ceder gratuitamente os barcos nos locais de competição na Europa para a participação das equipes de Canoagem Velocidade e Canoagem Slalom. Embora a empresa não seja uma forte fornecedora no circuito internacional da Canoagem Slalom mostrou-se bastante interessada em desenvolver produtos de acordo com as necessidades dos atletas brasileiros, além de facilitar a venda de equipamentos para o Brasil.

2º Seminário para Técnicos e Dirigentes da Canoagem Slalom

O Comitê de Canoagem Slalom da CBCa realiza constatemente diversos encontros afim de renovar e aperfeiçoar políticas e técnicas na modalidade com o intuito de chegar muito bem preparados para os Jogos Olímpicos Rio 2016.

Recentemente técnicos e dirigentes da modalidade encontraram-se em Piraju, no interior de São Paulo, e debateram sobre os melhorias e planejamentos para a Canoagem Slalom. Agora, acontece em Foz do Iguaçu o 2º Seminário para Técnicos e Dirigentes como continuação desses intensos debates e aperfeiçoamentos.

Na quinta-feira (17) o presidente da CBCa, João Tomasini Schwertner dá início às apresentações e fala sobre as novidades da modalidade. Logo após o superintendente da entidade, Argos Rodrigues dá um resumo do andamento dos Projetos com Selo de Qualidade, programa modelo da CBCa para a universalização da modalidade no país. Para fechar o dia de apresentações Ettori Ivaldi, técnico do atleta Eoin Rheinesh, quarto lugar em nos Jogos Olímpicos Pequim 2008, discursará na palestra ‘Segredos de um Campeão’.

Na sexta-feira (18) o coordenador do Departamento de Ciências do Esporte da CBCa, Heros Ferreira, explanará sobre as Tendência das Avaliações e Prescrição de Treinamento Físico. E para finalizar o ciclo de palestras, Denis Terezani, técnico da Equipe de Canoagem Slalom de Piracicaba, discursará sobre Políticas Públicas e a Canoagem: Da iniciação ao alto rendimento.

Admin | Projeto Meninos do Lago | Desenvolvimento Carlos Henrique