09/09/2020 04:09
Veja o boletim da ABCD do mês de agosto
“Nosso maior destaque de AGOSTO foi a reunião com a Comissão Nacional de Atletas (CNA), pois consideramos o Atleta o “ator” mais importante do JOGOLIMPO

A ABCD segue atenta ao cenário internacional antidopagem, para a entidade todo o sistema como um todo deve se manter coeso para alijar qualquer “maçã podre” em potencial, seja de qual nacionalidade for e em qual posição estiver. O Brasil tem a missão de consolidar a cultura antidopagem, cooperando com o sistema internacional e com o objetivo de ser referência mundial. Por isso, semeia ética para colher #JOGOLIMPO!

Além disso, missões em competições que foram retomadas, demandas por ações educacionais, parcerias internacionais estreitadas e encontro com o Mr. Banka, presidente da AMA-WADA, e a diretora regional, Maria Pesce, marcaram positivamente o mês de agosto e colocam a ABCD em atividade plena. Estamos atentos às melhorias necessárias aos nossos processos, primando pela qualidade em todas as áreas. Com o reforço da diretora técnica Fernanda Bini no TIME ABCD, os planos sairão do papel e os resultados serão vistos e assimilados por todos.

Nosso maior destaque de AGOSTO foi a reunião com a Comissão Nacional de Atletas (CNA), pois consideramos o Atleta o “ator” mais importante do JOGOLIMPO. Especialmente para ABCD, a CNA é vista como referência para todas as demais comissões de atletas das entidades nacionais e regionais do desporto.

Dessa forma, esperamos nos aproximar cada vez mais dos atletas e fazer a VOZ deles ecoar por nossas atividades. Sob a presidência de Mosiah Rodrigues (ginástica), vice-presidência de Virna Dias (vôlei) e secretaria de Flávia Delaroli (natação) os membros da CNA são Embaixadores Antidopagem e terão participação ativa nas ações de educação da ABCD, contribuindo com toda a experiência esportiva que possuem.

Cooperação internacional
Cumprindo a missão de cooperar internacionalmente, a ABCD firmou parceria com as Organizações Nacionais Antidopagem de países de Língua Portuguesa: Angola e Moçambique. Uma das primeiras ações desta parceria foi o envio de materiais educacionais traduzidos para o português, como o Código Mundial Antidopagem 2021, Padrão Internacional de Educação, folhetos, Kit do Professor, dentre outros.

Gestão de resultados
Sob a coordenação atenta da área de Gestão de Resultados da ABCD, foram concluídas as fases de contribuição ao Código Brasileiro Antidopagem de 2021 e dado prosseguimento para análise da Consultoria Jurídica e posterior tradução e submissão à Agência Mundial. Seguimos assim com o plano estabelecido para que no dia 01 de janeiro de 2021 entre em vigor o CBA