A atleta campeã brasileira se prepara para enfrentar uma concorrência global em sua terceira participação no Pan-Americano.
Valdenice Conceição, carinhosamente conhecida como "Neta Canoa", está em Santiago para sua terceira participação nos Jogos Pan-Americanos e busca adicionar mais uma medalha ao seu já impressionante currículo.
Neta competiu nas edições de Toronto em 2015, onde conquistou a medalha de bronze na categoria C1W200m. Em Lima 2019, no entanto, não conseguiu alcançar o pódio.
Valdenice, atualmente com 34 anos, começou sua jornada na canoagem aos 13 anos e desde então se destacou como uma das principais atletas de sua geração. Sua inspiração veio de seu irmão, também atleta de canoagem.
"Desde pequena, sempre tive esse contato com a água, meus pais são pescadores, mas foi quando meu irmão Bitta, foi para os Jogos Pan, e quando retornou campeão, foi uma alegria muito grande e isso me motivou muito. Todo mundo fez festa na cidade, foi essa emoção que me motivou a entrar no mundo da canoagem".
Valdenice também compartilha uma rivalidade saudável dentro de casa. "Temos uma disputa saudável dentro de casa, de quem tem mais medalhas, mais competições, viagens, mas tudo para a história, para depois contarmos e darmos risada. Tenho uma torcida incrível em casa, meu marido, meus filhos, o Ismael de 17 anos e Cristiano de 12 anos, que está ingressando na canoagem e ainda está escolhendo se vai competir na canoa ou no caiaque, eles estão torcendo por mim. Uma história de família que é canoísta. Atualmente, somos eu, Jack, Diego e Bitta (Dilson), todos nós atletas", brincou.
Neta Canoa competirá no C1 200m, uma categoria altamente competitiva e desafiadora. "Será uma briga grande com minhas adversárias cubanas, canadenses, chilenas e norte-americanas. O nível de competição é mundial, e temos que estar bem focadas. Nos últimos anos, o esporte cresceu, e mais atletas têm participado das competições internacionais, aumentando o nível de todos os competidores. Estamos mais focados e centrados na conquista do pódio".
As competições de Canoagem Velocidade nos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023 acontecem durante os dias 01 a 4 de novembro, pelas de Laguna Grande, em San Pedro de la Paz.
ATLETAS EM SANTIAGO 2023:
Canoagem Velocidade
Ana Paula Vergutz
Evandilson Neto
Filipe Vieira
Heuer Rodrigues
Isaquias Queiroz
Roberto Maehler
Valdenice Conceição
Equipe Técnica
Rafael Girotto - Presidente da CBCa
Álvaro Koslowski - Chefe de Equipe
Lauro de Souza Júnior - Treinador
Nivalter Santos de Jesus - Auxiliar Técnico
Arthur Correa - Líder da Base
Glaucio Paredes - Fisioterapeuta
Rui Raggio - Fisioterapeuta
Paula Benayon - Médica
Fabio Canhete - Assessor de Imprensa