13/09/2019 03:09
Três Coroas/RS recebe a Copa Brasil de Canoagem Slalom
Contando com mais de 100 atletas de seis associações o evento começa nesta sexta-feira (12) e vai até domingo (15). Haverá disputas pela 1ª e 2ª divisão

Está tudo preparado para mais um evento nacional de Canoagem Slalom, depois de ter sediado um Campeonato Pan-americano e a Seletiva Nacional neste ano, Três Coroas no Rio Grande do Sul recebe o terceiro evento esportivo em 2019 a 1ª Etapa da Copa Brasil de Canoagem Slalom – 1ª e 2ª divisão. Ao todo 107 atletas estão inscritos, vindo de seis associações de São Paulo, Mato Grosso, Paraná e Rio Grande do Sul, o evento vai até domingo (15).

O primeiro dia de competições vai acontecer em uma pista montada no centro de Três Coroas, em um trecho com poucas corredeiras do Rio Paranhana, onde acontecerá a disputa da 2ª divisão que contará com 110 embarcações na água, ao todo são 21 categorias. Já no sábado (14) e domingo (15) vai ocorrer as competições da 1ª divisão onde também acontecerá as provas da Canoagem Slalom Extremo e prova por equipes.

Renan Soares compete por Tibagi/PR, depois de 15 horas de viagem até o Rio Grande do Sul ele está na expectativa por uma boa prova. “Fazer o meu melhor e estar feliz comigo mesmo, o resultado e a consequência de tudo isso”, fala. O atleta comenta que a disputa será quente com Guilherme Mapelli, atleta prata da casa. “Eu e o Mapelli, já competimos pela vaga olímpica, ficamos entre os três melhores do Brasil, então acredito que vai ser uma prova boa”, complementa.

O evento não contará com os atletas olímpicos Ana Sátila, Pedro Gonçalves, Felipe Borges, Charles Corrêa e também de Fábio Rodrigues, Guilherme Rodrigues, Marina Souza e Omira Estácia porque os canoístas estão na Europa e irão representar o Brasil no Mundial de Canoagem Slalom em La Seu d’Urgell entre os dias 24 a 29 deste mês.

Este é a terceira competição que o município gaúcho recebe neste ano, o local que já sediou um campeonato mundial e também a seletiva pan-americana em abril para os Jogos Pan-americanos de Lima 2019 tem muita tradição e condições de receber e organizar bons eventos. Para Jean Muller, presidente da Asteca – Associação Trêscoroense de Canoagem, entidade que está a frente de mais este campeonato o segredo é a união de várias forças.

“A nossa motivação é poder garantir boas competições, sabemos que muitos municípios às vezes tem dificuldades de sediar um evento como esse e nós aqui temos uma boa parceria com a prefeitura e com a comunidade além de termos uma boa estrutura e por isso conseguimos organizar vários campeonatos, isso é importante para dar a vivência para os atletas das competições”, comenta.

Filiações
Patrocínio