01/05/2022 18:00
Terminou a Copa Brasil e o Controle Nacional de Canoagem Velocidade em Capitólio/MG
Grandes nomes da Canoagem Brasileira passaram pelo município mineiro que é atualmente um grande polo de alto rendimento da Canoagem Brasileira

Terminou nesse domingo (01) a Copa Brasil e o Controle Nacional de Canoagem Velocidade que aconteceu em Capitólio/MG, ao todo foram 39 provas realizadas durante três dias com a participação de 119 atletas, representando 19 equipes que vieram de nove estados mais o Distrito Federal.

A equipe campeã do evento foi a ACI – Associação de Canoagem de Itacaré que fez 174 pontos, seguido do Clube de Regatas de Cascavel com 164 pontos, em terceiro ficou o time da casa, Capitólio com 161 pontos.

A lista de atletas convocados posterior ao Controle Nacional está prevista para sair na próxima semana, ela será avaliada pelo Comitê de Canoagem Velocidade. Ela que irá definir os canoístas que irão representar o Brasil em provas internacionais.

“Estamos no caminho certo, porém temos ambições maiores, hoje nos temos grandes resultados excelentes com a canoa, mas queremos nos tornar uma potencia da canoagem mundial. Para isso precisamos desenvolver muito a nossa base para que tenhamos uma escada de atletas. Só assim vamos nos tornar uma potencia na canoagem. Precisamos separar os resultados, na canoa gostamos muito do que vimos, temos uma base muito rica, com muitos atletas com potencial e vamos trabalhar com eles para formar uma base nas competições internacionais. No caiaque estamos com um problema um pouco sério, precisamos mudar a qualidade, os clubes precisam trabalhar mais, entendemos as dificuldades, as mesmas dificuldades que os clubes de caiaque têm, os clubes de canoa também tem, por isso precisamos melhorar a qualidade dos nossos atletas trabalhando cada vez mais”, comenta Lauro de Souza Junior, técnico nacional da Canoagem Velocidade.

No ultimo dia de provas foi a vez das mulheres da canoa entrarem na água, a disputa do C1 Feminino Sênior 200 metros a campeã foi Valdenice Conceição do Nascimento (AMC). Ela completou o percurso em 00:49.44 segundos, seguida por Andrea Santos de Oliveira (00:49.75s) com a medalha de prata e Angela Aparecida Elias da Silva (00:52.33s) que garantiu o bronze, Andrea e Angela representam a AMAZUL.

Essa é a primeira grande competição que Capitólio recebe da Canoagem Brasileira, o município mineiro desde 2019 conta com uma Equipe Nacional Permanente com o desenvolvimento de atletas de alto rendimento da canoa feminina e também canoístas masculinos de base. Para o prefeito Cristiano Geraldo da Silva essa é uma grande oportunidade para a sua cidade e está muito feliz em poder contribuir para o desenvolvimento da Canoagem Brasileira.

“A gente abraçou o projeto desde 2019, envolvemos também a população de Capitólio. Também estamos envolvendo toda a região. Eu só tenho a agradecer a CBCa pela oportunidade de receber vários atletas, pessoal técnico de diversas regiões do Brasil, a gente agradece de coração, estamos felizes com a visibilidade e também a oportunidade em fazer parte de tudo isso. Conte com a gente para a preparação nesse próximo ciclo olímpico”, fala Cristiano.

Atualmente o município mineiro é uma cidade importante para o desenvolvimento da Canoagem Velocidade no Brasil, para a vice-presidente da Confederação Brasileira de Canoagem, Luciana Costa, Capitólio já faz parte do legado esportivo da Canoagem Brasileira.

“Parabéns Capitólio, é um prazer imenso estarmos aqui com os melhores atletas representando o Brasil em 2022. É uma honra para a CBCa estar aqui, aqui não falta água e nem estrutura para os nossos atletas treinarem. Com certeza os atletas daqui estarão escrevendo o seu nome na história da canoagem”, afirma.

A Copa Brasil e Controle Nacional de Canoagem Velocidade realizado em Capitólio/MG, contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Capitólio, Federação Mineira de Canoagem e do Comitê Olímpico do Brasil.