Notícia
08/04/2018 20:45
Termina a Copa Brasil em Curitiba
Evento foi importante para selecionar atletas que representarão internacionalmente o Brasil em 2018 e no desenvolvimento de novos profissionais na Paracanoagem

Terminou neste domingo, no Parque Náutico do Iguaçu, em Curitiba (PR), a Copa Brasil de Canoagem Velocidade e Paracanoagem 2018, evento que premiou e selecionou os melhores canoístas do país. Ao todo foram disputadas 71 finais, distribuídas entre as duas modalidades, nas categorias Infantil, Menor, Cadete, Júnior, Sênior e Master; nas distâncias de 200m, 500m, 1000m e 5000m. 
 
O destaque do evento ficou por conta dos canoístas do Iate Clube de Londrina, campeã geral da Copa do Brasil na Paracanoagem. O Iate Clube de Londrina terminou em primeiro lugar com 143 pontos, à frente do Clube de Canoagem de São José dos Pinhais com 128 pontos e Associação Caiakagem de Canoagem (Brasília) com 98. 
 
Ja na Canoagem Velocidade todas as provas de 5000 metros serão reavaliadas por vídeo durante a semana, e desta maneira o campeão geral na modalidade será divulgado nos próximos dias no site oficial da Canoagem Brasileira, assim como os medalhistas nessa distância.
 
Controle e Seletiva Nacional
Além das buscas pelas medalhas, os atletas que participaram da Copa Brasil de Canoagem Velocidade e Paracanoagem também foram observados pelos Comitês de Canoagem Velocidade e Paracanoagem da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa) para a composição das Equipes Nacionais Permanente que representarão o Brasil nas competições internacionais neste ano.
 
De acordo com o supervisor da Canoagem Velocidade na CBCa, Alvaro Koslovski, houveram bons tempos por parte dos atletas durante a competição. “Temos algumas coisas ainda para melhorar, mas acho que é possível atingirmos as metas traçadas para esse ano”, disse. 

 
A divulgação oficial de todos os classificados na Canoagem Velocidade e Paracanoagem será divulgado em breve no site oficial da Canoagem Brasileira.   
 
Participaram do evento 220 atletas representando 34 clubes e associações de canoagem do país oriundos dos estados de São Paulo, Bahia, Rio Grande do Sul, Distrito Federal, Tocantins, Paraná, Pará, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Santa Catarina.
 
Cursos de Desenvolvimento
Durante a competição a CBCa organizou, com o apoio da Educação Paralímpica do Comitê Paralímpico Brasileiro, dois cursos: um de arbitragem de Paracanoagem e Canoagem Velocidade e outro de Classificação Funcional. Os cursos visam à formação de novos árbitros que atuarão em eventos regionais e nacionais da Canoagem Brasileira e também de profissionais que trabalham no sistema de Classificação Funcional da Paracanoagem. 

 
O curso de Classificação Funcional, que contou com a participação de brasileiros, canadenses, uruguaios, chilenos e argentinos foi ministrado pela Chefe de Classificação Funcional na Federação Internacional de Canoagem (FIC), Maria de Fátima Fernandes Vara e o chefe da Paracanoagem na FIC, John Edwards.
 
Para John Edwards o Brasil é líder no desenvolvimento da Paracanoagem não apenas no continente americano, mas sim em todo o mundo. "Fiquei muito impressionado com o nível educativo dos cursos, pois demostrou que os jovens treinados aqui estão muito bem e representam os profissionais daqui há dez, quinze anos, essa é a fundação para os próximos anos no esporte”, ressaltou.
 
Campeonato Brasileiro na Bahia
Já de olho no Campeonato Brasileiro de Canoagem Velocidade e Paracanoagem, principal evento nacional das modalidades no ano, a Copa Brasil em Curitiba recebeu a visita da Secretária de Esportes de Simões Filho (BA), Sirliane Ribeiro, que prestigiou o evento no Paraná e observou a organização e realização da competição. 


 
Simões Filho, localizado nas proximidades de Salvador, na Bahia, será a cidade que receberá de 30 de agosto a 2 de setembro o Campeonato Brasileiro de Canoagem Velocidade e Paracanoagem 2018. Para Sirliane a ida à Curitiba foi importante para conhecer o planejamento e a organização do Campeonato Brasileiro. “Nossa prefeitura está muito comprometida e empenhada em realizar um evento com grande sucesso na Baia de Aratu, local lindíssimo onde irá acontecer o campeonato. Enfim, tudo vem a contribuir para que nosso evento seja um sucesso e todos aqueles que prestigiarem saírem de lá muito satisfeitos”, afirmou.
 
A Copa Brasil de Canoagem Velocidade e Paracanoagem foi organizada e supervisionada pela Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa), e contou com apoio do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Prefeitura de Curitiba, Sanepar, GE e Itaipu Binacional.
 
 
Saiba mais:
 
Canoagem Brasileira

Governo do ParanáSaneparJMaluceliBolsa AtletaComitê Olímpico Brasileiro Comitê Paralímpico Brasileiro International Canoe Federation Internation Rafting Federation Pan American Canoe Federation Confederacion Suramericana de Canotaje Banco Nacional do Desenvolvimento Lei de Incentivo ao Esporte GE Itaipu Binacional Governo Federal
Confederação Brasileira de Canoagem

Rua Monsenhor Celso, 231 - 6º andar - Centro - Curitiba - PR - CEP 80010-150
Telefone 41 3083 2600 - Fax 41 3083 2699
Apycom jQuery Menus BNDES Facebook Flickr Youtube Google +