Notícia
22/10/2019 03:10
Temporada paulista de canoagem terminou nas águas do Paraíba do Sul
Com mais de 100 atletas o evento contou com competições de Canoagem Slalom Dual e também Rafting

A III Etapa do Campeonato Paulista de Canoagem, realizada em Guararema, recebeu mais de 100 atletas de todo o Estado. Os municípios de Piracicaba (ASCAPI – SELAM - BIOECOESPORTES), Piraju (Associação Pirajuense de Esportes Náuticos – APEN), Mairiporã (Núcleo Navega São Paulo) e a anfitriã Guararema foram os destaques e se revezaram entre as melhores posições.
 
A modalidade Rafting foi introduzida pela Federação para que a nova geração pudesse remar pelas técnicas corredeiras do Rio Paraíba do Sul, pelo fato de ser uma prática segura, despertar a cooperação entre os atletas e desenvolver os fundamentos técnicos esportivos.
 
Na “Categoria Feminino até 13 anos”, as atletas de Guararema, Júlia Magela Carvalho, Micheli Souza Luz, Manuella Almeida e Letícia Ferrari Mariusso foram as grandes vencedoras. Na “Categoria acima de 14 anos”, as pirajuenses Beatriz Motta, Sabrina Oliveira e Letícia Ramos, contaram com o auxílio da atleta local Flávia Cardoso de Moraes, para subir no lugar mais alto do pódio.
 
Na “Categoria Masculino até 12 anos”, Carlos Daniel Saldanha, Pedro Cavalcante, Matheus Fernandes e Nicolas Lima, da cidade de Mairiporã, ficaram com o ouro. Já os atletas com idade entre 13 e 16 anos, a equipe mais rápida foi a de Piraju com Ruan Pablo, Ícaro Silva, Giovanni Caíque de Paula, Matheus Nogueira e João Victor. A categoria Acima de 17 anos, Mairiporã repetiu a boa fase e levou mais um ouro com Mauricio Silva de Lima, Jean Carlos Farias Machado, Wilian Ferreira da Silva, Odair Miranda Ramos Rezende e Carlos Fernandes dos Santos Júnior.
 
O período da tarde ficou reservado para os atletas mais experientes mostrarem toda a técnica nas provas de Slalom Dual. A tradicional equipe de Piraju confirmou o favoritismo e levou 4 medalhas de ouro com: José Augusto L. de Souza, na Categoria Cadete; Sabrina Oliveira Bueno, no Feminino; Jefferson Souza, na Júnior e com o experiente atleta olímpico Charles Côrrea, na canoa. A hegemonia foi quebrada pelos atletas da cidade; Antônio Carlos da Silva, na Máster e João Vitor Martins Machado, na Sênior conquistaram dois ouros para Guararema.
           
A retomada do circuito paulista de slalom
O início da temporada começou no dia 20 de janeiro, nas caudalosas águas do rio Paranapanema, com o “Aberto de Slalom Dual”, em Piraju. No dia 10 de agosto, 120 atletas amarraram seus barcos, pegaram seus remos e desembarcaram no “Lugar onde o Peixe Para” ou Piracicaba, palco da I Etapa do Paulista.
 
A II Etapa teve como cenário a bela cidade de Mairiporã, novamente mais de 100 atletas se encontraram, no dia 1 de setembro, nas águas da lagoa do Clube de Campo, Base do Navega São Paulo, que desde 2006 desenvolve a prática das atividades náuticas, na represa Paiva Castro.
 
O técnico rio Paraíba do Sul, localizado na região central da cidade de Guararema, encerrou a temporada 2019.
 
A Federação de Canoagem do Estado de São Paulo vem desenvolvendo diversas atividades visando o crescimento da modalidade slalom. Nesse sentido, divulgará no início de dezembro, o calendário das provas e clínicas de treinamento de 2020.

Filiações
Patrocínio
Apoio
Confederação Brasileira de Canoagem

Rua Monsenhor Celso, 231 - 6º andar - Centro - Curitiba - PR - CEP 80010-150
Telefone 41 3083 2600 - Fax 41 3083 2699
Apycom jQuery Menus BNDES Facebook Flickr Youtube