Aproximadamente 30 atletas disputam três dias de provas onde buscarão seleção para representar o Brasil em competições
Durante os dias 09 a 12 de fevereiro será realizada a Seletiva Nacional de Canoagem Slalom Júnior, Sub-23 e Sênior no Complexo Olímpico de Deodoro no Rio de Janeiro. O evento irá selecionar atletas que representarão o Brasil em competições internacionais durante esse ano, além de garantir vaga nos Jogos Olímpicos de Paris 2024.
Aproximadamente 30 atletas irão participar da disputa. No K1 masculino sênior, Pedro Gonçalves da Silva, diz que está motivado e focado. “Estou consciente do meu potencial e confiante no trabalho que venho desenvolvendo, no Rio de Janeiro temos uma estrutura top para os treinos. Minha meta neste ano é garantir o mundial e a seletiva olímpica”. Na temporada de 2022, Pedro já garantiu dois ouros em ranking mundiais, e dois bronzes na copa do mundo.
A Seletiva Júnior, Sub-23 e Sênior, serão três provas (09, 10 e 12 de fevereiro), idealmente realizadas em um período de 4 dias, no dia 11 de fevereiro não haverá prova. Os selecionados estarão aptos para participar do Mundial, Etapas das Copas do Mundo, Campeonato Pan-americano de Três Coroas e Jogos Pan-americanos de Santiago 2023.
Ana Sátila caminha para representar o Brasil pela quarta vez em uma edição olímpica, ela estreou em Londres 2012, depois competiu no Rio 2016 e foi finalista pelo C1 Feminino em Tóquio 2020, que foi realizada no ano de 2021. Agora na seletiva ela disputa o K1 e C1 Sênior. “O treinamento está intenso, sei da importância dessa vaga e quero mostrar meu melhor”.
A equipe permanente será composta por quatro atletas masculinos, dois K1 e dois C1, além de duas atletas femininas (K1F e/ou C1F) mais bem posicionadas(os) na seletiva nacional do Rio de Janeiro (Júnior / Sub-23 / Sênior), desde que os critérios e percentuais informados nessa circular sejam atingidos. Uma vez classificadas(os), as(os) atletas deverão remar as modalidades Canoagem Slalom, respeitando o limite de inscrições e a respectiva classificação.
De acordo com o Supervisor da Canoagem Slalom, Denis Terezani, a seletiva nacional é pensada para analisar as(os) atletas ao longo de todo o ciclo de 2021/2024. “Dessa forma, temos as seletivas anuais, mas com percentuais somatórios de ano para ano, para termos uma análise geral ao longo de todo o ciclo. Já o Pan-americano, na cidade de três coroas, será uma ótima oportunidade de preparação para a temporada internacional e para os jogos de Santiago”, finaliza Denis.
A Seletiva Nacional de Canoagem Slalom será realizada no Parque Radical de Deodoro, no Canal João Tomasini Schwertner, a competição conta com o apoio da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro através da Secretaria de Esportes, Comitê Olímpico do Brasil e da CBCa.