Notícia
01/07/2018 02:07
Sátila com o bronze na canoa e Omira prata no K1 Extremo Cross na 2ª Etapa da Copa do Mundo de Canoagem Slalom
As irmãs fazem sucesso na Polônia, Sátila chega a sua segunda medalha na temporada e Omira conquista seu primeiro pódio em Copas do Mundo

Medalhas em Família! Ana Sátila e Omira Estácia garantem os pódios para o Brasil na Polônia. Com o tempo final de 101.73 segundos, Sátila levou a medalha de bronze na 2ª Etapa da Copa do Mundo de Canoagem Slalom que está acontecendo em Cracóvia na Polônia. E sua irmã, Omira Estácia conquista a prova no K1 Extremo Cross nova categoria da Canoagem Slalom, essa é a primeira vez que a atleta sobe no pódio em Copas do Mundo. 
 
Ana Sátila foi com tudo no C1 Feminino, chegou a fazer o segundo melhor tempo da finalmas por causa de um toque durante a passagem pela baliza número 10 ela teve o tempo acrescido em dois segundos e mesmo assim garantiu o pódio com o terceiro lugar, atrás da australiana Jessica Fox que garantiu o outro e da espanhola Nuria Vilarrubla com a prata no C1 Feminino, modalidade que em Tóquio 2020 entra para o calendário olímpico. Esta é a segunda medalha de bronze na canoa que a brasileira conquista em Copas do Mundo, em 2015 ela já tinha obtido o feito na disputa da 1ª Etapa em Praga na República Tcheca. Sátila também tem uma prata pelo K1 Feminino que obteve também em 2016 também na capital tcheca. 
 
“Estou muito feliz, esta é apenas a segunda etapa e temos muitas oportunidades pela frente ainda, e agradeço a todos que torceram por mim, muito obrigado”, fala a atleta. Na temporada de 2018 ela já havia conquistado uma prata na semana passada no K1 Extremo Cross Feminino na Eslováquia, categoria onde optou em não participar na Polônia e viu sua irmã garantir o pódio hoje.
 
No seu segundo ano participando de Copas do Mundo, Omira Estácia hoje garante sua primeira medalha na competição, em uma disputa quente a canoísta garantiu a prata e ficou atrás somente da russa Polina Mukhgaleeva que garantiu o ouro e a frente da chinesa Jie Yang com o bronze. A irmã caçula de Ana Sátila, seguiu seus passos e começou a ter grande destaque nas categorias juniores em competições brasileiras e internacionais a atleta vibroubastante a medalha. “É um momento único, uma conquista como essa, já tinha comemorado a medalha da minha irmã, e agora comemorar a minha também estou bem feliz”, diz a Omira. 
 
E o coração da mãe Márcia Vargas bateu a mil e se enche de alegria com suas meninas. “É muita emoção, fiquei muito orgulhosa, que as duas estão colhendo fruto de todo um trabalho, é um orgulho”, afirma.
 
Ana Sátila é mineira de nascimento, com poucos anos de idade foi morar em Primavera do Leste no Mato Grosso onde conheceu a modalidade esportiva. Em 2012 mudou-se para Foz do Iguaçu/PR em busca de crescimento esportivo onde ingressou na Equipe Permanente de Canoagem Slalom, na época Omira e a sua mãe também vieram para a cidade. Seguindo os passos da irmã, Omira iniciou seus treinamentos no Canal Itaipu, as atletas competem pela cidade através do Instituto Meninos do Lago.
 
“A cada prova Ana cresce, estamos muito confiantes no resultado dela e principalmente vendo que ela estará muito bem preparada para os Jogos Olímpicos em Tóquio 2020. E agora mais feliz com a Omira porque mostramos que temos vários outros nomes na Canoagem que tem potencial”, afirma João Tomasini Schwertner, presidente da Confederação Brasileira de Canoagem. 
 
 
Felipe Borges chega na semifinal na canoa
 
Com o tempo de 100.1 segundos o atleta iguaçuense Felipe Borges ficou no 25º lugar depois de disputar a semifinal do C1 Masculino. Ele fez uma descida e teve dois toques um na baliza número 10 e outro na 19. Na mesma categoria disputaram Kauã Silva e Gustavo SelbachJúnior. Já pelo K1 Masculino, Pedro Gonçalves, Fábio Rodrigues e Guilherme Mapelli ficaram nas classificatórias.
 
Os atletas agora irão disputar a 3ª Etapa da Copa do Mundo de Canoagem Slalom em Augsburg na Alemanha, as provas iniciam no próximo dia 06 de julho.
 
 
Equipe na Europa
 
Atletas
Ana Sátila
Omira Estácia
Pedro Gonçalves
Fábio Rodrigues
Guilherme Mapelli
Felipe Borges
Gustavo Selbach Jr. 
Kauã Silva
 
Equipe Técnica
Cassio Ramon Petry
Ricardo Taques

Governo do ParanáSaneparJMaluceliBolsa AtletaComitê Olímpico Brasileiro Comitê Paralímpico Brasileiro International Canoe Federation Internation Rafting Federation Pan American Canoe Federation Confederacion Suramericana de Canotaje Banco Nacional do Desenvolvimento Lei de Incentivo ao Esporte GE Itaipu Binacional Governo Federal
Confederação Brasileira de Canoagem

Rua Monsenhor Celso, 231 - 6º andar - Centro - Curitiba - PR - CEP 80010-150
Telefone 41 3083 2600 - Fax 41 3083 2699
Apycom jQuery Menus BNDES Facebook Flickr Youtube Google +