Notícia
23/07/2017 13:10
Saldo positivo no Mundial Jr & Sub-23 de Canoagem Slalom
Ana Sátila foi o grande destaque com a medalha de prata no K1 e o quarto lugar no C1 Feminino Sub-23

Foram seis dias de competições no Campeonato Mundial de Canoagem Slalom Júnior & Sub-23 em Bratislava, na Eslováquia, com participação dos canoístas brasileiros em todos os dias, a delegação contou com 12 atletas. Ana Sátila foi o grande destaque do evento ao conquistar a medalha de prata no K1 Feminino Sub-23 e o quarto lugar no C1 Feminino Sub-23. Ao todo o Brasil contou com dez embarcações em semifinais, saldo superior a edição de 2016 na Polônia, quando alcançou a marca de oito barcos nas semifinais. Outros resultados positivos saíram nas provas por equipes com o sexto lugar no K1 Masculino Sub-23 e o oitavo pelo C1 Masculino Sub-23.
 
Sátila ainda poderá participar na sua carreira de mais duas edições do Mundial Sub-23, se continuar com o bom desempenho com duas participações e duas medalhas no K1 Feminino Sub-23 poderá subir mais vezes ao pódio. A primeira medalha veio em 2015, na edição realizada no Brasil, em Foz do Iguaçu-PR. No ano de 2016 ela optou em não participar do Mundial Sub-23 e focou nos Jogos Olímpicos do Rio. Mesmo assim conseguiu durante a 4a Etapa da Copa do Mundo em Praga, na República Tcheca mais uma medalha prateada, a sua conquista mais importante da carreira. E, agora em 2017, mais uma vez garantiu a medalha de prata. “Depois de todo esforço e tanto sacrifício, toda a equipe brasileira é merecedora desse resultado”, lembra a atleta.
 
Com o ingresso do C1 Feminino no calendário dos Jogos Olímpicos a partir de Tóquio 2020 a brasileira começou a focar também nesta categoria. E em Bratislava ela conquistou o quarto lugar. “Muito obrigado a todos pela torcida, e a minha família por me apoiar tanto”, comenta.
 
Outros dois resultados positivos saíram no último dia de provas, quando Renan Soares, Guilherme Mapelli e Guilherme Rodrigues disputaram o K1 Masculino Sub-23 por equipes e conquistaram o sexto lugar na prova. “O que contou bastante foi a força de vontade do grupo, treinamos e analisamos bem a pista, esperávamos uma medalha, mas estamos felizes com este resultado”, diz Soares. Já Felipe Borges, Thiago Serra e Leonardo Curcel garantiram o oitavo lugar no C1 Masculino Sub-23, também por equipes.
 
O saldo de 10 embarcações em semifinais foi superior ao da última edição do evento, na qual o Brasil emplacou oito barcos. Destaque para Omira Estácia que garantiu dois barcos, um no C1 e outro no K1 Feminino Júnior, obtendo o 12º e 22º lugar respectivamente, outros brasileiros que tiveram boas colocações foram Felipe Borges com o 16º no C1 Masculino Sub-23, Beatriz da Motta chegou em 17º lugar no C1 Feminino Júnior e Kauã da Silva garantiu o 18º lugar no C1 Masculino Júnior.
 
Em 2018 o evento será realizado em Ivrea na Itália, e o Brasil segue firme pensando nos resultados futuros.  “Esses atletas são potenciais nomes para brigar por vaga nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020, estamos trabalhando muito bem na base, é um esforço conjunto de toda a equipe e a confiança de nossos patrocinadores”, comenta João Tomasini Schwertner, presidente da Confederação Brasileira de Canoagem. A Canoagem Brasileira é patrocinada pelo Banco Nacional do Desenvolvimento - BNDES através da Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte, além da General Eletric e Itaipu Binacional e apoio do Comitê Olímpico Brasileiro.
 
 
 
Equipe Brasileira na Europa
 
Atletas:
ANA SATILA VIEIRA VARGAS
FELIPE BORGES DA SILVA
GUILHERME MARCELLO MAPELLI
GUILHERME SCHENA DIAS RODRIGUES
OMIRA MARIA ESTACIA NETA
LEONARDO LUCAS CURCEL
RENAN HENRIQUE SOARES
BEATRIZ DE PAULA SIMOES DA MOTTA
GUSTAVO SELBACH JUNIOR
MURILLO GUILHERME SORGETZ
KAUÃ LUIZ AMARAL DA SILVA
THIAGO SALDANHA SERRA
 
Equipe Técnica
ANTONIO CARLOS PINTO DA SILVA – CHEFE DE EQUIPE
CASSIO RAMON PETRY – TÉCNICO
RICARDO TAQUES – AUXILIAR TÉCNICO
DIORGINES ANTUNES DA SILVA – FISIOTERAPEUTA
 
Mais informações sobre os eventos:
 
 

Governo do ParanáSaneparJMaluceliBolsa AtletaComitê Olímpico Brasileiro Comitê Paralímpico Brasileiro International Canoe Federation Internation Rafting Federation Pan American Canoe Federation Confederacion Suramericana de Canotaje Banco Nacional do Desenvolvimento Lei de Incentivo ao Esporte GE Itaipu Binacional Governo Federal
Confederação Brasileira de Canoagem

Rua Monsenhor Celso, 231 - 6º andar - Centro - Curitiba - PR - CEP 80010-150
Telefone 41 3083 2600 - Fax 41 3083 2699
Apycom jQuery Menus BNDES Facebook Flickr Youtube Google +