Notícia
24/07/2013 09:37
Profissionalização crescente na Paracanoagem
Curso de Classificação Funcional na Paracanoagem, ocorre neste final de semana, em São Paulo. Modalidade estreia como esporte paralímpico no Rio 2016

O Comitê Paralímpico Brasileiro e a Confederação Brasileira de Canoagem organizam, de sexta a domingo (26 a 28), no Centro de Práticas Esportivas da Universidade de São Paulo (CEPEUSP), o Curso de Classificação Funcional na Paracanoagem. Em grande crescimento nos últimos anos, a modalidades exige que seja realizada uma classificação que equipare as deficiências físicas dos atletas dando a oportunidade aos mesmos de alcançar seu melhor desempenho e competir com o máximo de igualdade.
 
Ministrado por dois classificadores internacionais, o italiano Diego Doga e a brasileira Fátima Fernandes Vara, além do classificador nacional e supervisor do Comitê de Paracanoagem da CBCa, Leonardo Maiola, o curso tem como objetivo aumentar o número de classificadores da modalidade devido à procura constante de novos atletas. Os dois classificadores internacionais atuarão no próximo Campeonato Mundial de Paracanoagem, em agosto, na Alemanha.
 
Segundo Maiola, o curso será o primeiro passo para que os 22 inscritos se tornem classificadores funcionais, aumentando o profissionalismo do grupo que atua na área. Durante um período de seis meses a um ano eles serão classificadores trainee e farão provas para que possam estar habilitados a atuar em eventos nacionais.
 
No domingo, a aula é na Raia de Canoagem e Remo do CEPEUSP para que os alunos possam ver como é a evolução do paratleta em competição. Em seguida, uma confraternização encerra o evento.
 
Igualdade e desempenho
 
A Paracanoagem – canoagem executada por pessoas com deficiência física –, na qual o Brasil é reconhecido como um dos pioneiros e referência internacional, se torna oficialmente esporte paralímpico nos Jogos Paralímpicos Rio 2016.
 
Na Classificação Funcional, o profissional habilitado aplica avaliações médicas e técnicas para classificar o paratleta em uma das três classes da Paracanoagem: A, TA e LTA, proporcionando aos mesmos o mais próximo grau de equidade durante a prática da Paracanoagem.

Filiações
Patrocínio
Apoio
Confederação Brasileira de Canoagem

Rua Monsenhor Celso, 231 - 6º andar - Centro - Curitiba - PR - CEP 80010-150
Telefone 41 3083 2600 - Fax 41 3083 2699
Apycom jQuery Menus BNDES Facebook Flickr Youtube