08/04/2021 05:04
Profissionais e entusiastas da canoagem tem acesso à cursos online do IPCa
O instituto oferece formações para atletas, classificadores, gestores, árbitros e treinadores

Plataforma do IPCa - Instituto Pan-americano de Canoagem já está disponível e oferece formações em cinco áreas fundamentais ao fomento da prática da canoagem: Treinadores; Arbitragem; Atletas, Gestores e Classificadores da Paracanoagem, tudo isso ofertado em formato de educação à distância e disponíveis em português, inglês e espanhol. Cada curso tem o valor de R$ 50,00 (cinquenta reais), aproximadamente nove dólares e está disponível no site: ipca.bigmidia.com/pt/courses/

O projeto foi criado pela Confederação Pan-americana de Canoagem (COPAC) e busca fomentar a prática do esporte através do compartilhamento de informação técnica de qualidade. É o que explica a coordenadora geral do IPCa, Fátima Fernandes, “Nossa metodologia de estudo foi elaborada para atender às necessidades de educação em diferentes níveis para os interessados em conhecer e/ou aprimorar os conhecimentos sobre o esporte que amamos: a Canoagem”.

Os cursos

Arbitragem:
Árbitro Canoagem Velocidade e Paracanoagem
Árbitro Canoagem Maratona
Árbitro Caiaque Polo Nível 1
Árbitro Canoagem Slalom Nível 1

Classificadores:
O curso trata da classificação na Paracanoagem, fundamental para o objetivo da prática paralímpica: minimizar o impacto da deficiência de cada atleta no resultado esportivo, garantindo que a habilidade e tudo isto, guiado pelo Padrão Internacional para Avaliação do Atleta.

Treinadores:
O curso aborda o treinamento nas modalidades Canoagem Velocidade, Canoagem Maratona e Paracanoagem.

Gestores e atletas:
Para ambas as áreas há cursos únicos com módulos gerais e conteúdo técnico específico.

O acesso às disciplinas ocorre pela plataforma de ensino, compatível tanto no formato mobile como no desktop, exigindo somente conexão banda larga. Caso surjam dúvidas sobre algum conteúdo ou atividade, o usuário poderá enviá-las para o coordenador do curso escolhido diretamente por e-mail: ipca@copaconline.com. Todos os cursos propiciam certificação. Há modalidades exclusivamente online e outras que incluem também atividades presenciais.

O projeto
  Fátima explica que o primeiro passo do projeto do projeto foi examinar o esporte em todo a América. Contando com o auxílio das Federações, o IPCa tem promovido pesquisas onde analisa e reúne a produção científica em diferentes regiões do continente, bem como, o desenvolvimento da canoagem em seus diferentes níveis. A ideia é analisar e reportar boas práticas, de forma técnica. Um projeto de base com crianças desenvolvido em Foz do Iguaçu pode servir de objeto de estudo para um manual à ser compartilhado, via internet, com um professor que pode executá-lo no Rio Cañete, no Peru.

O projeto é embrionário, mas tem pretensões à longo prazo. Na tentativa de fomento da produção científica, há diálogos de parceria com instituições de ensino superior para projetos de extensão, de pesquisa até programas de pós-graduação voltados à canoagem.

“Há um desafio imenso quando pretendemos que o instituto atue de forma integrada à todas as Américas. Esse é um embrião para fortalecermos a canoagem no continente. Isso vai permitir que nós possamos levar conhecimento às áreas que não tem tanto acesso. Temos muitas possibilidades aqui” explica o coordenador das modalidades de Velocidade e Maratona do IPCa, Thiago Borges.

BOX: Módulos obrigatórios
Além do conteúdo técnico em cada curso, há também módulos comuns à todos eles, como de bases do movimento humano e segurança na água, história da canoagem e paracanoagem nas Américas, bem como temas norteadores para tornar a prática mais segura: como o perigo do doping, responsabilidade e assédio no esporte. “Isso é fundamental pela relevância dos temas e pela necessidade de continuarmos discutindo o antidoping e o assédio. É importante ressaltar que o tema da história do esporte, com ênfase nas Américas á alterado periodicamente para mantermos um material bem atualizado”.