Este é o primeiro evento de Paracanoagem depois dos Jogos Paralímpicos na edição que aconteceu na capital fluminense, as provas fazem parte do CBI de Remo e Pararemo e Copa Brasil de Canoagem Velocidade e Paracanoagem
Neste fim de semana tem Paracanoagem no Rio de Janeiro, a modalidade faz parte do Desafio das Águas, um evento inédito que reunirá provas da Canoagem Brasileira com o Remo Brasil. As competições da modalidade paralímpica acontece na sexta-feira (21) e no domingo (23), ao todo são 11 associações presentes no evento com aproximadamente 50 atletas na água.
O VL3 Masculino 200 metros será a única prova que acontece na sexta (21), serão duas eliminatórias, as 10 provas restante da Paracanoagem serão no domingo (22) a partir das 09h00 da manhã na Lagoa Rodrigo de Freitas, no Estádio do Remo. De acordo com Fátima Fernandes, Supervisora da Paracanoagem, este evento será marcado principalmente porque será aberto uma nova premiação, divididos em três fases: Sub-15, Sub-18 e Sub-23, e com isso um incentivo para os futuros talentos.
“Fizemos esse novo formato de premiação para incentivar os paratletas jovens a participar dos eventos nacionais e com isso fomentar o desenvolvimento da modalidade e garantirmos uma renovação pensando em Los Angeles 2028 e também para servir de piloto visando o ingresso nos Jogos Para Pan-americanos 2027”, comenta.
A Lagoa Rodrigo de Freitas foi o palco das provas olímpicas da Canoagem Velocidade e Remo e Paralímpicas do Pararemo e Paracanoagem no Rio 2016. O evento marcou como sendo a estreia da Paracanoagem no cronograma dos Jogos, e também onde o Brasil subiu pela primeira vez no pódio da modalidade com a medalha de prata de Caio Ribeiro. O atleta não irá competir na Copa Brasil.
Provas do Remo Brasil já começaram nesta quarta-feira (19)
As competições já começaram nesta quarta-feira (19), pelo Remo Brasil, valendo pelo Campeonato Brasileiro de Remo e Pararemo foram realizadas seis provas eliminatórias de Double Skiff Feminino Junior, Double Skiff Masculino Sub 23 e Oito Com Feminino Senior. O classificados são: Double Skiff Feminino Junior – Isabela Gomes e Maria Nunes, do Botafogo, e Julia Santos e Manuela Fantoli, do Corinthians; Double Skiff Masculino Sub 23 – Jaderson Freitas e Sílvio Antunes, do Guaíba de Porto Alegre e Breno Félix e Augusto Knoll, do Flamengo; Oito Com Feminino Senior – Agnes Martins, Ana Ferreira, Isabelle Camargos, Maria Lewnkof, Mariana Macedo, Milena Viana, Shaiane Ucker, Evelen Cardoso e André Araújo (timoneiro), do Flamengo, e Beatriz Cardoso, Chloé Delazeri, Dayane dos Santos, Juddy Passos, Maria Nunes, Mariana Manso, Nathalia Barbosa, Thalita Soares e Ian Amancio (timoneiro).
À tarde foram realizados os treinos oficiais. Amanhã (20), às 9 horas, acontecerá a única prova eliminatória do dia, de Double Skiff Masculino Junior. Já na sexta-feira (21), também a partir das 9 horas, começam as semifinais de Remo e Pararemo. As provas de Pararemo vão contar com a participação de atletas de países da América do Sul, como Argentina, Peru, Uruguai e Paraguai, e Canadá.
O Presidente da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa), Rafael Girotto, esteve no Estádio de Remo da Lagoa Rodrigo de Freitas, no final da manhã de hoje e acredita que o evento é um marco para a Canoagem e o Remo.
“Este evento está sendo um marco para a canoagem brasileira e também para o remo. Essa união de forças é muito boa para ambas as modalidades. A estrutura do remo aqui no Rio de Janeiro é excelente, podemos compartilhar ações em conjunto e receber competições nos nossos eventos tradicionais como no Paraná, Minas Gerais, Bahia, entre outros locais. Uma parceira que inicia forte”, avalia Rafael Girotto.
Segundo Magali Moreira, presidente da Confederação Brasileira de Remo (CBR), a competição começou muito bem e já está superando a edição de 2021.
“Abrimos a competição na manhã de ontem (18), com as provas classificatórias e tenho a certeza de já estamos superando o ano passado, cumprindo tudo que foi programado. Toda estrutura, como o sistema de luzes de foto finish, o balizamento da raia, a colocação dos barcos na água com total segurança, os catamarãs de arbitragem e o telão. Tudo está funcionando plenamente. Fizemos tudo para que os atletas e o público se sintam numa competição internacional”, afirma Magali Moreira.
O CBI de Remo e Pararemo e a Copa Brasil de Canoagem e Paracanoagem têm apoio da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania, do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).