A Paracanoagem foi oficialmente confirmado como um dos 22 esportes a serem incluídos no programa dos Jogos Paralímpicos LA28, um emocionante próximo capítulo em um dos esportes para-esportivos que mais crescem no mundo.
A Federação Internacional de Canoagem saudou o anúncio do Comitê Paralímpico Internacional de que a Paracanoagem participará dos Jogos Paralímpicos pela quarta vez. A Paracanoagem fez sua primeira aparição no Rio em 2016 com seis medalhas.
Em Tóquio foram acrescentados três novos eventos, com a categoria Va'a pela primeira vez, enquanto em Paris, em 2024, uma raça Va'a adicional de mulheres fará parte do programa, colocando 10 medalhas em oferta e celebrando novamente a igualdade de gênero no Programa Paralímpico de Paracanoagem.
O presidente do Comitê da Paracanoagem da ICF, John Edwards, disse que a confirmação de que o esporte fará parte dos Jogos de Los Angeles é um voto de confiança na disciplina.
"Desde que surgiu no Rio em 2016, a Paracanoagem tem sido um dos esportes paralímpicos que mais cresce no mundo", disse o Sr. Edwards.
"Atletas de outros esportes estão pulando na chance de experimentar a Paracanoagem porque vêem um esporte excitante que é de fácil acesso e altamente atlético. Em Tóquio, vimos pela primeira vez muitos países novos competir e estou certo de que veremos ainda mais em Paris e Los Angeles.
"Agradecemos ao IPC e à LA28 por seu voto de confiança na Paracanoagem. Ser incluído no programa dos Jogos carrega um enorme senso de responsabilidade, e estamos determinados a continuar nosso papel não apenas como grandes embaixadores para os Jogos Paralímpicos, mas para a comunidade paraense em todo o mundo".
O presidente do IPC, Andrew Parsons, disse que decidir o alinhamento final de eventos para os Jogos Paralímpicos é um processo longo e difícil, mas ele está confiante de que os esportes escolhidos farão da LA28 uma competição a ser lembrada.
"Determinar esses esportes para inclusão nos Jogos Paralímpicos LA28 através do processo de candidatura da Federação Internacional foi um trabalho tremendamente difícil para o Conselho de Administração do IPC, pois recebemos 33 excelentes candidaturas", disse o Sr. Parsons.
"Todas as Federações Internacionais que enviaram inscrições devem ser felicitadas pela qualidade de suas inscrições, pois elas sublinham que todos os esportes paralímpicos estão ficando cada vez mais fortes.
"Os esportes que incluímos nos Jogos Paralímpicos LA28 oferecem um programa esportivo competitivo e envolvente que mostrará a diversidade do movimento paralímpico".
O presidente da LA28, Casey Wasserman, disse que a formação esportiva era um forte reflexo da comunidade da cidade anfitriã.
"Os Jogos Paralímpicos LA28 serão um momento incrível para o esporte de elite adaptado contra o pano de fundo de uma das cidades mais diversas e inclusivas do planeta", disse o Sr. Wasserman.
"Estamos ansiosos para dar vida a um extraordinário programa esportivo paralímpico que criará uma experiência de Jogos excepcional para atletas e torcedores". LA28 sempre procurou integrar a energia criativa de Los Angeles na tradição esportiva para atrair novos fãs para o Movimento Olímpico e Paralímpico.
"Ao explorarmos novos esportes em potencial, consideraremos a melhor forma de elevar a experiência do atleta e do torcedor e contribuir para o sucesso geral dos Jogos".
A ICF terá a oportunidade de nomear eventos paralímpicos que gostaria de incluir na LA28, com o objetivo de acrescentar corridas VL1 para homens e mulheres e elevar o número de medalhas paralímpicas em oferta para 12.