Notícia
16/01/2018 02:01
Muzambinho – MG é o palco da Seletiva Nacional para os Jogos Olímpicos da Juventude

O ano mal começou, mas para mais de 30 atletas de Canoagem Velocidade e Canoagem Slalom os próximos dias podem definir o restante de 2018. Muzambinho – MG recebe nos dias 20 e 21 de janeiro a Seletiva Nacional para os Jogos Olímpicos da Juventude, que por sua vez serão realizados em Buenos Aires, no mês de outubro. A competição é uma das mais importantes para as categorias de base e é realizada desde 2010, com edições de inverno e verão, intercaladas a cada dois anos.
 
Esta é a segunda fase da seleção Brasileira, a primeira aconteceu em outubro de 2017, quando os clubes brasileiros tiveram a possibilidade de apresentar seus atletas, nascidos entre 1º de janeiro de 2002 e 31 de dezembro de 2003, que tivessem condições de enfrentar as provas de Canoagem Velocidade e Canoagem Slalom, de acordo com o formato estabelecido para os Jogos Olímpicos da Juventude. Nesse primeiro momento foram definidos 48 atletas que ganharam o direito de participar da 2ª Etapa da Seletiva que ocorrerá nos dias 20 e 21 de janeiro de 2018. Em abril acontecerá a Seletiva Mundial, em Barcelona – ESP, na qual finalmente serão conhecidos os participantes dos Jogos Olímpicos da Juventude 2018.
 
Na 2ª Etapa da Seletiva Nacional haverão disputas de K1 e C1 Masculino e Feminino, tanto na Canoagem Velocidade quanto na Canoagem Slalom. O atleta não será obrigado a remar nas duas Modalidades em Muzambinho, mas, caso seja selecionado para os Jogos o atleta deverá participar das duas provas, podendo conquistar duas medalhas no evento. O total de atletas selecionados em Muzambinho pode chegar a oito: 02 masculinos e 02 femininos para cada modalidade, caso o atleta alcance o índice de tempo.
 
O formato das provas não é o tradicionalmente utilizado em provas de Canoagem. Na Canoagem Velocidade ao invés de uma pista em linha reta com até oito atletas disputando a prova ao mesmo tempo. Nos Jogos Olímpicos da Juventude dois atletas remarão em um percurso com uma reta de 80m e duas curvas, uma para a esquerda e outra para a direita, cada atleta inicia o percurso em uma ponta, remando em trajetos espelhados (conforme imagem abaixo).
 
 
Na Canoagem Slalom o trajeto também será diferenciado. Primeiramente as provas serão disputadas em águas calmas, ao invés das tradicionais corredeiras. Os atletas terão que remar em ziguezague por quatro balizas na ida e quatro na volta, além de realizar movimentos específicos da modalidade durante o trajeto.
 
 
Na competição de Buenos Aires o formato da disputa é de confronto direto, com o atleta passando para a próxima fase ao ser o primeiro a terminar o percurso. Na Seletiva de Muzambinho o sistema de seleção será através de índices que tomam como base o tempo dos vencedores de cada modalidade na última edição dos Jogos Olímpicos da Juventude. Conquistará a vaga quem tiver o menor percentual ou o mais próximo do zero por cento. Cada atleta terá a possibilidade de realizar no máximo 03 tentativas no percurso, considerando apenas o melhor tempo obtido. Os tempos serão transformados em pontos, onde poderão ser alcançados os percentuais de cada atleta.
 
Além disso será indicada uma Comissão da Competição, dentre os membros do Comitê de Canoagem Slalom e Canoagem Velocidade, para fiscalizar e homologar os resultados do evento. Caso o atleta vencedor não alcance a pontuação necessária ou não tenha tempos competitivos para a conquista da vaga na Seletiva Mundial a Comissão poderá não homologar a embarcação para participar do evento na Espanha.
 
Barcelona será o palco da Seletiva Mundial
Em abril a cidade de Barcelona será o palco da Seletiva Mundial para os Jogos Olímpicos da Juventude. Neste evento a disputa seguirá o formato de confrontos diretos, com os três atletas de cada continente mais bem colocados conquistando o direito de viajar até Buenos Aires e disputar um lugar no pódio da competição mais importante das categorias de base neste ano.
 
Jogos Olímpicos da Juventude
Os Jogos Olímpicos da Juventude estão na sua terceira edição dos jogos de verão, será realizado entre os dias 06 e 18 de outubro na capital argentina Buenos Aires. Mais de 3990 atletas entre 15 e 18 anos, de 206 países participarão do evento disputando 32 esportes.

Governo do ParanáSaneparJMaluceliBolsa AtletaComitê Olímpico Brasileiro Comitê Paralímpico Brasileiro International Canoe Federation Internation Rafting Federation Pan American Canoe Federation Confederacion Suramericana de Canotaje Banco Nacional do Desenvolvimento Lei de Incentivo ao Esporte GE Itaipu Binacional Governo Federal
Confederação Brasileira de Canoagem

Rua Monsenhor Celso, 231 - 6º andar - Centro - Curitiba - PR - CEP 80010-150
Telefone 41 3083 2600 - Fax 41 3083 2699
Apycom jQuery Menus BNDES Facebook Flickr Youtube Google +