Notícia
07/09/2022 19:00
Molokabra reúne os melhores atletas da Canoagem Oceânica em Fortaleza
As provas foram do Campeonato Brasileiro da modalidade e reuniram ao todo 45 canoístas. A Amazul foi a equipe campeã e teve no lugar mais alto do pódio Luiz Wagner Pecoraro entre os homens e Laís Oliveira pelas mulheres

Fortaleza no Ceará sediou na última terça-feira (06), o Campeonato Brasileiro Molokabra de Canoagem Oceânica 2022, o evento estava dentro da programação do festival que reúne inúmeros esportes aquáticos em Fortaleza no Ceará e vai até o dia 10 de setembro. Com realização do Iate Clube de Fortaleza e da Casa Molokabra.
 
A competição de relevância nacional de canoagem, remo e velejo, foi ao Ceará para aproveitar o melhor dos ventos do Cumbuco que teve ventos de 33 quilômetros por hora com rajadas de 60, ondulações 2,5 metros, 30 km em um percurso  de dowwind. Competiram na prova de Canoagem Oceânica 45 atletas em 15 provas disputadas.
 
Quem teve mais pontuação no campeonato foi a AMAZUL – Amazônia Azul de Brasília/DF, que obteve ao todo 2028 pontos. Em segundo lugar a Turma do Remo da baixada santista no Estado de São Paulo com 1331 e na terceira colocação, ACOAR de Angra dos Reis/RJ com 279 pontos.
 
No pódio domínio total de atletas da AMAZUL, tanto entre os homens quanto entre as mulheres. No masculino geral Wagner Pecoraro foi o grande campeão, ele concluiu o percurso em 1:48:37h, com uma média de 3’37 minutos por quilômetro. O segundo lugar ficou com Marcelo Bozi que teve o tempo de 1:52:29h,  em terceiro Rudah Bozi que fez em 1:52.44h.
 
A campeã feminina foi Laís OIiveira que teve o tempo de 2:20:08h, ela percorreu o percurso em média de 4’40 minutos por quilômetro. Na segunda colocação chegou Carmem Lucia Silva em 2:21:04h e em terceiro Diana Nishimura Carneiro com o tempo de 2:30:28h.
 
Garantiram vaga para o Mundial os três primeiros atletas por categoria, tanto no masculino quanto no feminino nas disputas: Open, Junior, Sênior e Master. Os convocados serão descritos em uma circular da CBCa no início de 2023 depois do fechamento de todas as vagas garantidas durante o ano nas competições nacionais, nela também constarátodas as regras e condições para representar o Brasil no evento.
 
“O resultado foi muito importante, reunimos os nomes mais fortes do cenário nacional, este local é considerado como uma das melhores raias do mundo, queremos em breve trazer um Campeonato Mundial para o Brasil nesse local que é sensacional”, fala Dennis Simões, supervisor da Canoagem Oceânica.
 
 
Seguindo para sua quarta edição, o Molokabra Downwind é organizado pela Associação de Stand Up Paddle do Ceará (ASUPCE) e se torna, em definitivo, uma competição de porte e alcance nacional, em meio a grandes eventos esportivos náuticos.
 
O nome da competição vem da ilha de Molokai, no Havaí, que sedia o Molokai2Oahu, maior evento de Downwind do mundo. Mas o que os diferencia é que o Molokabra Downwind que acontece no Ceará, a “Meca dos Ventos”, e busca valorizar desde a icônica jangada cearense até as belezas das praias alencarinas.
 
“A raia do Ceará é disparadamente a melhor condição de downwind do Brasil. No Molokabra encontramos condições clássicas e épicas para a alta performance e muita diversão no oceano”, diz Luiz Wagner Pecoraro, brasileiro campeão desta edição da Canoagem Oceânica.
 
 
Os percursos de provas variam de 20km a 50km. São três dias de velejo nas modalidades Kitesurf, Hobie Cat 16, Hydrofoil, Wing Foil e Windsurf e três dias de remo nas modalidades Stand Up Paddle, VA’A, Paddleboard e Surfski. O objetivo é proporcionar aos atletas uma das melhores raias de Downwind do mundo.
 
Alexandre Nogueira, organizador do Molokabra, disse, durante a abertura do evento, que o evento possui três pilares: esporte, cultura e turismo. “O Molokabra é pra mostrar que nós, aqui no Ceará, podemos entregar eventos de altíssimo nível e de altísstimo padrão, e receber atletas que já rodaram o mundo para dizerem: ‘Eu nunca estive em um evento tão organizado’. É uma recompensa”, diz.









Confederação Brasileira de Canoagem

Rua Monsenhor Celso, 231 - 6º andar - Centro - Curitiba - PR - CEP 80010-150
Telefone 41 3083 2600 - Fax 41 3083 2699
Apycom jQuery Menus