Os atletas conquistaram o feito pela Paracanoagem no Mundial que acontece no Canadá, Mari disputa neste sábado (06) mais uma final. Debora Benevides pelo VL2 ficou na 6ª colocação.
Duas medalhas para o Brasil nesta sexta-feira (05), Luis Carlos Cardoso pelo KL1 200 metros volta pra casa com uma prata, Mari Santilli na sua estreia no VL3 200 metros garantiu um bronze, quem também competiu hoje foi a atleta Debora Benevides que participou da final direta do VL2 200 metros e ficou na 6ª posição.
Na disputa da final direta pelo KL1 200 metros, Luis Carlos Cardoso garantiu a medalha de prata, o atleta fez o tempo de 49.14 segundos, ficando 0.73s atrás de Peter Kiss da Hungria que fez o tempo de 48.0 segundos, a medalha de bronze foi para o francês Remy Boulle. Essa foi a sua 14ª medalha conquistada em edições de Campeonatos Mundiais.
“Feliz demais. Faz 10 anos que estou na canoagem e todo ano eu conquisto uma medalha. Este ano não poderia ser diferente. Quase peguei o primeiro lugar, mas vou trabalhar cada vez mais para buscar esse primeiro lugar, ganhar desse húngaro. Dedico à minha família e meu técnico Akos, que está comigo e sempre apostando e evoluindo junto. A gente nunca trabalha sozinho”, fala.
Quem também subiu no pódio nesta sexta-feira (05), foi Mari Santilli, na sua estreia no VL3 200 metros ela brigou bastante na água e chegou na terceira colocação. A medalha de ouro e prata foi para a Inglaterra com as atletas Charlotte Henshaw em primeiro lugar e Hope Gordon em segundo.
“Sou categoria baby ainda, tenho muito que aprender, as atletas da Inglaterra são bem experientes, mas vou treinar mais para evoluir mais ainda, eu volto na água amanhã para disputar mais uma final agora pelo KL3”, comenta.
Debora Benevides disputou a final direta do VL2 200 metros, o seu tempo foi de 1:05.04 segundos o que a deixou na sexta colocação, a atleta diz que gostou da prova, quer melhorar ainda mais seu desempenho para chegar competitiva em Paris 2024.
“É uma honra pra mim estar na água, tive concorrentes muito fortes, sou fã das meninas e hoje competir ao lado delas, me deixou bem feliz, acho que fiz uma ótima prova e foi muito bom estar ao lado delas”, comenta Benevides.
Isaquias no C1, Erlon e Felipe pelo C2 1000 foram os mais rápidos nas semifinais
Pela Canoagem Velocidade, Isaquias Queiroz não deixou espaço para os adversários e dominou a semifinal do C1 1000 metros, ele fez o tempo de 4:09.37s e está garantido na grande final que acontecerá no domingo (07) às 11h33 da manhã. Mas neste sábado (06) o atleta volta na água para a final do C1 500 metros que acontece às 12h35 pelo horário de Brasília.
“Consegui colocar a remada que eu e o treinador Lauro trabalhamos, a gente está na final, agora é descansar para ir na final. Eu saí certinho, a prova foi bem boa, larguei bem. Agora é descansar, fazer um bom trabalho com o Rui nosso fisioterapeuta que vai me ajudar na recuperação porque a gente tem uma prova em cima da outra e se preparar para amanhã nos 500 metros”, fala.
Erlon de Souza e Filipe Santana Vieira foram para a água duas vezes, na parte da tarde foi a vez do C2 1000 metros, a dupla foi imbatível e chegou com folga no primeiro lugar, concluindo a prova em 3:55.00s. O tempo da C2 do Brasil foi 2.84s na frente da embarcação colombiana que chegou na segunda posição.
“Percebemos que o vento aumentou bastante de ontem pra hoje, a gente viu que a forma confortável como viemos remando daí mantivemos a mesma parte técnica que era o suficiente pra gente completar a prova”, diz Erlon
“Vamos brigar por medalha, no início a gente largou forte mas não deixamos ninguém chegar perto, ao longo da prova fomos crescemos e conseguimos chegar em primeiro na semifinal”, explica Filipe.
Na parte da manhã Erlon e Filipe competiram a semifinal do C2 500m e ficaram na quarta colocação, resultado que os deixaram fora da final e disputarão a Final B, que não vale vaga no pódio.
Acompanhe as provas que acontecerão neste sábado (06)
Canoagem Velocidade
12h35 – C1 500m (Final) com Isaquias Queiroz
14h36 – C2 1000m (Final B) com Erlon de Souza e Filipe Santana Vieira
Paracanoagem
10h20 - KL1 200m (Final) com Adriana Azevedo
10h28 – VL2 200m (Final) com Fernando Rufino e Igor Tofallini
10h44 – VL3 200m (Final) com Giovane de Paula
10h52 – KL3 200m (Final) com Mari Santilli