Notícia
05/04/2022 06:04
Luciana Costa é homenageada em Ubaitaba/BA
A vice-presidente da CBCa foi escolhida pela Associação dos Professores Licenciados do Brasil como um exemplo no empoderamento feminino

Arquivo Pessoal


A nossa vice-presidente da Confederação Brasileira de Canoagem, Luciana Costa, foi homenageada em Ubaitaba/BA em uma ação da Associação dos Professores Licenciados do Brasil que visa valorizar as mulheres. A ação de empoderamento feminino visou reconhecer o trabalho realizado por Luciana nesses anos dedicados ao esporte, seja como atleta ou dirigente. 
 
Saiba mais sobre a trajetória de Luciana Costa
Nascida em Ilhéus, mas se considera filha de Ubaitaba. Sua maior inspiração foi sua mãe, que foi uma grande campeã fazendo o papel de pai e mãe em casa e colocou como vitória para seus filhos a dedicação ao estudo. 
 
Luciana remou sua vida no caminho trilhado por sua mãe, nos estudos fez magistério, logo depois a faculdade de Educação Física, uma Pós-graduação e também uma  especialização na área. 
 
No dia a dia, o seu lazer era ir remar, a canoagem, de uma brincadeira acabou virando uma paixão composta por resultados. Se tornou a atleta número 1 da Bahia e foi representar o seu estado em campeonatos nacionais. 
 
Além do desafio na água ela também superou todas as barreiras de um esporte masculinizado, Luciana foi a primeira mulher da canoagem do Brasil a conquistar uma medalha em campeonato mundial, em 2009 um bronze no C1 200 metros em Darthmont no Canadá.
 
Em 2010 ao lado de Camila Lima mais um bronze no C2 500 metros em Poznan na Polônia. Na sua carreira também conquistou inúmeros títulos nacionais e sul-americanas. 
 
De atleta para dirigente esportiva, atualmente é coordenadora do Projeto Remando no Litoral Sul, Presidente da Associação Cacaueira de Canoagem e vice presidente da Confederação Brasileira de Canoagem.
 
É a primeira vez que uma mulher negra nordestina faz parte de uma gestão da canoagem onde o ambiente era totalmente masculinizado. 
 
Não foi fácil se tornar uma mulher empoderada, aos poucos seu caminho incentiva outras mulheres a buscar mais espaço na sociedade, porque não existe limite a quem com perseverança busca seus sonhos.









Confederação Brasileira de Canoagem

Rua Monsenhor Celso, 231 - 6º andar - Centro - Curitiba - PR - CEP 80010-150
Telefone 41 3083 2600 - Fax 41 3083 2699
Apycom jQuery Menus