01/08/2020 04:08
Lindóia/SP ganha uma quadra oficial de Caiaque Polo
A nova estrutura contou com o apoio de atletas e também de várias entidades locais, a modalidade está crescendo no interior paulista e também no oeste do Paraná.

Mais um local para a prática do Caiaque Polo no interior paulista, nesta semana o município de Lindóia passou a contar com uma quadra oficial. A modalidade Caiaque Polo vem crescendo no Estado de São Paulo e por onde a modalidade passa tem deixado grandes legados, além de aquecer o Trade Turístico local através do Turismo Esportivo.

A nova estrutura foi instalada no Grande Lago de Lindoia, a demarcação da quadra foi realizada com corda e boias flutuantes, ao todo a estrutura conta com 35 metros de comprimento e 23 metros de largura, também foi adquirido dois gols flutuantes. Os idealizadores foram os atletas Gabriel de Souza Cózaro e Mateus Tafner Ayres, para eles a instalação da quadra de Caiaque Polo no município vai impulsionar os treinos de atletas da cidade e também da região, novos praticantes também serão atraídos, a cidade também poderá entrar na agenda anual de eventos da modalidade, sendo um novo atrativo de esporte, turístico e de lazer.

“Foi tudo dando certo, tanto a parte de recursos, de apoio, de dedicação e a gente conseguiu montar essa quadra antes do que a gente imaginava, o pai do Mateus é serralheiro ajudou a gente, tivemos muitos apoios, está muito legal esse resultado, tivemos o apoio da prefeitura local e também de alguns empresários. Agora a quadra está aí, queremos futuramente montar uma escolinha aqui também”, comenta Gabriel.

Os atletas tiveram apoio de várias entidades como a Prefeitura Municipal de Lindóia através da Secretaria Municipal de Esportes e das empresas Bioleve e Sucata Lindóia e também dos atletas do Caiaque Polo como Caio Moreno que ajudou na montagem da quadra.

“É uma conquista de uma região que já um local onde tem mais canoístas da modalidade, Socorro  por exemplo que é bem próximo, é uma cidade que tem muitos canoístas, Lindóia é um município que investe bastante em esporte, agora o Caiaque Polo ganha muito, vamos fechar um círculo de cidades em volta da cidade de São Paulo enorme, a nossa modalidade só irá crescer”, fala Moreno.

Outra cidades paulistas estão investindo no Caiaque Polo como São Miguel Arcanjo que recebeu em 2019 um Campeonato Pan-americano, além disso a modalidade está crescendo no Paraná com o projeto Meninos do Lago em Foz do Iguaçu onde conta com 600 crianças, a ação é compartilhada em dois esportes: Caiaque Polo e Canoagem Slalom, para Guilherme Galvão, supervisor da modalidade o trabalho está bem consolidado. “O objetivo e desenvolver a modalidade no cenário nacional, o Estado de São Paulo e no Paraná tem sido grandes potenciais, principalmente as cidades do interior, queremos dar oportunidade para crianças e adolescentes”, fala.