Notícia
11/02/2021 15:00
Lei municipal homenageia João Tomasini em Estrela/RS
O projeto de Lei 01/2021 institui o Título Mérito Desportista no município em homenagem ao ex-presidente da CBCa falecido em janeiro

Nesta semana os vereadores do município de Estrela/RS aprovaram o Projeto de Lei 01/2021 que institui o Título Mérito Desportista João Tomasini Schwertner, a homenagem da cidade gaúcha é um reconhecimento ao ex-presidente da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa) que faleceu em janeiro deste ano. Tomasini era natural deste município e também foi em Estrela que ele iniciou seus passos na Canoagem Brasileira e também a cidade foi sede da CBCa de 1989 a 1998.
 
Os vereadores autores do projeto são João Agostinho Braun e Volnei Leandro Zancanaro, a nova lei prevê que o Título será concedido anualmente, contemplando apenas um atleta, dirigente esportivo ou equipe. A honra será conferida à personalidade ou equipe indicada pelo Poder Legislativo.
 
“A escolha do nome de João Tomasini Schwertner para denominação desse Título, foi devido a sua atuação como canoísta, inclusive, levando a canoagem de nossa cidade a disputar as Olimpíadas e outras competições internacionais, que fizeram o mundo conhecer a cidade de Estrela e a Canoagem de alto nível aqui praticada”, especifica o ofício assinado pelos vereadores Braun e Zancanaro.
 
 
No dia da votação, vários familiares estavam presentes, incluindo sua filha Júlia Tomasini e seu irmão Humberto Schneider, ele redigiu um texto falando um pouco da história de Tomasini, onde diz a sua relação com Estrela.
 
“João não nasceu estrelense por um descuido, nas contas do médico que acompanhava a gravidez da Dona Norma, em janeiro de 1959, havia tempo para uma visita aos nossos avós maternos, em Ilópolis, antes do nascimento. Não houve! João nasceu filho de Ilópolis, o que muito o orgulhava. Logo na infância, ele bebeu da água do Taquari, nos banhos na cascalheira, com a família ou com os amigos. Como sem querer, adotou a cidade que o viu crescer e ganhar o mundo. Aqui constituiu família e nasceram seus filhos Paulo Roberto e Júlia. Mais tarde, em Curitiba, nasceu seu terceiro filho, Theobaldo Guido Neto”, fala.
 
+ Escola de Canoagem no Rio de Janeiro levará o nome de Tomasini
 
Um dos incentivadores para a criação da Lei foi Marcos Alexandre Kayser, ele conhecia Tomasini há 18 anos, ele foi ex-atleta e também atuou como dirigente sendo presidente da Associação Ecológica e Canoagem (AECA) de 2008 a 2020, entidade que o ex-presidente da CBCa ajudou a fundar. Kayser afirma que desde jovem Tomasini fez história, amigos e um grande legado.
 
“A homenagem é de grande valor histórico para o município, pois o legado dele pelo Esporte, chegou a um reconhecimento, Nacional e Internacional. Atualmente não se sabe de alguma liderança com o currículo dele aqui na nossa região. Muitos o conheciam e o respeitavam na cidade, por tudo que fez pelo Esporte de Canoagem a nível Nacional e internacional”, completa.
 
+ Confira aqui as homenagens feitas para Tomasini
 
João Tomasini faleceu no dia 17 de janeiro em virtude de complicações por causa do COVID-19, ao longo de 30 anos dedicados ao esporte, o ex-presidente da CBCa marcou seu nome na história esportiva do Brasil e do mundo, sendo reconhecido como um dos dirigentes mais hábeis e atuante. A Confederação Brasileira de Canoagem foi representada no ato pelo vice-presidente Jonatan Maia.












Confederação Brasileira de Canoagem

Rua Monsenhor Celso, 231 - 6º andar - Centro - Curitiba - PR - CEP 80010-150
Telefone 41 3083 2600 - Fax 41 3083 2699
Apycom jQuery Menus