Notícia
24/08/2017 01:08
Labe Aréna, em Racice tem dia movimentado e brasileiros garantem vagas em três finais na Canoagem Velocidade
Atletas brasileiros garantem duas finais A e uma final B na estreia da Canoagem Velocidade no Mundial

O segundo dia de provas do Campeonato Mundial de Canoagem Velocidade e Paracanoagem contaram com o início das disputas da Canoagem Velocidade. Os brasileiros remaram bem e as três embarcações garantiram vagas em finais. Além disso três atletas da Paracanoagem também disputaram finais.
 
Logo no início da manhã as brasileiras Andrea Oliveira e Angela da Silva entraram na água para disputar a classificatória do C2 Feminino 500m. Elas remaram forte e permaneceram entre as três primeiras posições do início ao fim da prova, finalizaram em 3º lugar e garantiram a vaga para a semifinal, que foi disputada à tarde. A semifinal foi a prova mais emocionante do dia. As brasileiras e as donas da casa disputaram remada a remada a última vaga para a final A da prova. A disputa só foi decidida no photo finish, mas como as duas embarcações terminaram a prova com o tempo de 2:09.176, as duas embarcações estarão na final A, que será disputada com dez duplas.
 
 
 
Alguns minutos depois foi a vez de Wagner Souta fazer a sua estreia na competição, pelo K1 Masculino 1000m. Remando em uma bateria que tinha dois medalhistas olímpicos (o russo Roman Anoshkin e o tcheco Josef Dostál, que também é medalhista mundial na prova) o brasileiro se manteve entre as primeiras posições durante toda a prova. Ele cruzou a linha de chegada na 5ª posição e passou para a semifinal, que foi disputada no período da tarde. Novamente o brasileiro disputou a prova na mesma bateria do dono da casa Josef Dostál e garantiu a vaga na final B da prova, ao cruzar a linha de chegada na 4ª posição. Para Alvaro Koslowski a classificação para a Final B reflete o desenvolvimento do atleta “O Vagner é um atleta novo, que está disputando seu terceiro Campeonato Mundial. Mesmo não se classificando para a final A ele demonstrou que pode competir a nível mundial”.
 
 
O último brasileiro a competir no período da manhã foi Isaquias Queiroz. Ele fez sua estreia na mesma bateria do tcheco Martin Fuksa, atual medalhista de prata em Mundiais da prova. Mesmo liderando durante toda a prova ele foi ultrapassado nos metros finais e perdeu a chance de dispensar a semifinal e ir direto para a final A. À tarde ele esqueceu o revés da estreia e não tomou conhecimento dos adversários. Venceu com facilidade a semifinal e garantiu a vaga na final A finalizando a prova 2.2 segundos antes do segundo colocado.
 
 
Alvaro Koslowski comemorou o resultado obtido pelas Canoas Brasileiras “É sempre bom começar uma competição com classificações. Conquistar vagas em finais A em duas provas olímpicas logo no primeiro dia demonstram o potencial dos brasileiros na Canoa”.
 
Finais na Paracanoagem
 
No intervalo entre as classificatórias e as semifinais da Canoagem Velocidade os atletas da Paracanoagem tomaram conta da pista e três brasileiros disputaram finais. Mari Santilli disputou a final A do KL3 Feminino, ela terminou a prova na 8ª posição, mas não se mostrou abalada pelo resultado ““Esse é o meu terceiro mundial, na minha categoria tem atletas que estão competindo desde a primeira edição da competição, em 2010, por isso alcançar a final A já é uma conquista. Nesse evento pude perceber que mesmo com o número de atletas caindo um pouco em relação aos outros Mundiais, o nível continua muito forte. Meu objetivo na prova de hoje era remar bem como remei ontem. Eu infelizmente não larguei da mesma forma, mas continuamos na briga. Agora é treinar mais, corrigir os erros e buscar sempre essa final A. O meu objetivo é permanecer entre as 10 melhores da categoria, é isso que vai me levar para o Japão em 2020”, comenta.
 
 
Logo em seguida foi a vez de Igor Tofalini disputar a final B do KL2 Masculino, ele remou forte e liderou a prova de ponta a ponta e atravessou a linha de chegada com mais de dois segundos de diferença para os seus concorrentes. Com esse resultado o atleta coloca seu nome entre os 10 melhores atletas de sua categoria no mundo.
 
A última brasileira a entrar nas águas do Labe Aréna, em Racice, foi Debora Benevides. Ela participou da Final A do VL2 Feminino. Debora não conseguiu manter a medalha de prata conquistada na edição passada do evento e terminou a prova na 4ª colocação. Debora ainda tem chance de ganhar uma medalha na final A do KL2 Feminino, que será disputada amanhã (25/08).
 
Provas desta sexta-feira (25/08)
 
Amanhã a Seleção Brasileira terá um dia cheio pela frente. Na parte da manhã 5 embarcações brasileiras disputam vagas nas finais: as 09h14 (04h14 horário de Brasília) Isaquias Queiroz volta à pista, desta vez ao lado de Erlon Souza, pelo C2 Masculino 1000m, depois, às 10h03 (05h03 no Brasil) Edson Silva disputa o K1 Masculino 200m; Valdenice Conceição faz sua estreia na competição às 10h38 (05h38 horário de Brasília) no C1 Feminino 200m; Erlon Souza disputa o C2 Masculino 200m ao lado de Maico Santos às 10h43 (05h43 em Brasília); e Vagner Souta disputa o K1 Masculino 500m às 11h44 (06h44 no horário de Brasília). Na tarde da República Tcheca os brasileiros da Paracanoagem brigam pelo pódio em três finais A: Luis Carlos Cardoso busca o seu segundo título na competição, desta vez no KL1 Masculino (10h35 horário de Brasília). Débora Benevides participa do KL2 Feminino, às 10h40, horário de Brasília e Caio Ribeiro busca uma medalha no VL3 Masculino.
 
O Campeonato Mundial de Canoagem Velocidade e Paracanoagem está sendo realizado na Labe Aréna em Racice, na República Tcheca. Todas as provas estão sendo transmitidas ao vivo no canal da Federação Internacional de Canoagem – FIC, clique aqui.
 
Canoagem Velocidade
 
Isaquias Queiroz – C1 1000m e C2 1000m
Erlon Souza – C2 200m e C2 1000m
Maicon dos Santos – C2 200m
Valdenice Conceição – C1 200m
Angela da Silva – C2 500m
Andrea Oliveira – C2 500m
Edson Silva – K1 200m
Vagner Souta – K1 500m e K1 1000m
 
Paracanoagem
 
Luis Carlos Cardoso – KL1 200m e VL1 200m
Igor Tofalini – KL2 200m
Caio Ribeiro – KL3 200m e VL3 200m
Adriana Azevedo – KL1 200m
Debora Benevides – KL2 200m e VL2 200m
Mari Santilli – KL3 200m
 
Mais informações sobre o evento
:
 












Confederação Brasileira de Canoagem

Rua Monsenhor Celso, 231 - 6º andar - Centro - Curitiba - PR - CEP 80010-150
Telefone 41 3083 2600 - Fax 41 3083 2699
Apycom jQuery Menus