Notícia
30/03/2020 04:03
Jogos Olímpicos de Tóquio serão entre 23 de julho e 8 de agosto de 2021
Adiamento do evento não muda as vagas já garantidas na Canoagem Slalom e nem na Canoagem Velocidade, com essa nova data a disputa pelas vagas continentais continuam em aberto e deverão acontecer em 2021

COM APOIO COMUNICAÇÃO - COB e ICF | FOTO: Planet Canoe


O Comitê Olímpico Internacional (COI), o Comitê Organizador dos Jogos de Tóquio (TOCOG) e o governo japonês anunciaram nesta segunda-feira (30), que os Jogos Olímpicos já têm nova data: 23 de julho a 8 de agosto de 2021. Com isso, o evento é postergado em um ano, já os Jogos Paralímpicos acontecerão entre 24 de agosto e 5 de setembro de 2021. Com essas mudanças, a Confederação Pan-americana de Canoagem (COPAC) altera o calendário das Seletivas Continentais.
 
Segundo o COI, a decisão é baseada em três princípios estabelecidos por seu Conselho Executivo: proteger a saúde dos atletas e todos os envolvidos com os Jogos; preservar os interesses dos atletas e do esporte olímpico; e respeitar o calendário esportivo mundial.
 
Para o Comitê Olímpico do Brasil (COB), a definição de uma nova data é positiva para os atletas e treinadores brasileiros. “É muito importante principalmente para os atletas, que estavam angustiados com essa indefinição. A periodização de treinamentos poderá ser adequada a um novo objetivo, ajudando a transmitir mais calma a eles e também aos seus treinadores”, afirma o presidente do COB, Paulo Wanderley, que apontou ainda os aspectos práticos dessa decisão para a entidade:
 
“O COB poderá discutir, de forma mais detalhada, com todos os parceiros e fornecedores sobre a organização da participação brasileira nesta edição dos Jogos. Isso permitirá que o foco seja direcionado ao enfrentamento desse momento que estamos passando”, completa.
 
 
A Federação Internacional de Canoagem – (ICF em Inglês), também se posicionou sobre a data escolhida, disse que esse foi o resultado mais justo para os atletas e oficiais, que agora esperam ter a chance de realizar uma preparação completa antes dos Jogos.
 
Representando a entidade, o secretário-geral Simon Toulson disse que as novas datas para as Olimpíadas e Paraolimpíadas vão colidir com vários eventos do calendário de competições da ICF para 2021, mas fala que a federação trabalhará com os organizadores anfitriões para encontrar novas datas que causem menos inconvenientes a todos os envolvidos.
 
“Temos muita sorte na ICF por ter alguns locais de acolhimento incrivelmente leais e profissionais, e trabalharemos muito para garantir que as mudanças necessárias ocorram com o mínimo de inconveniência possível para esses importantes parceiros”, fala.
 
 
COPAC divulga as novas datas das Seletivas Continentais
A Confederação Pan-americana de Canoagem (COPAC) definiu o novo calendário para os Campeonatos Pan-americanos que também serão Seletivas Continentais para os Jogos Olímpicos de Tóquio, elas vieram depois que o Comitê Olímpico Internacional (COI) confirmou a nova data da edição olímpica.
 
A entidade anunciou que a edição que o Campeonato Pan-americano de Canoagem Slalom previsto para acontecer entre os dias 03 a 05 de abril deste ano serão transferidos para o dia 09 a 11 de abril de 2021 no Rio de Janeiro/RJ. O Campeonato Pan-americano de Canoagem Velocidade que estava programado para 07 a 10 de maio foi para 06 a 09 de maio de 2021, e evento vai ser em Curitiba/PR. Ambos os eventos transferidos valerão como seletivas continentais nas duas modalidades.
 
Vagas do Brasil para Tóquio
A Canoagem Brasileira já tem vagas garantidas em Tóquio, pela Canoagem Slalom Ana Sátila disputará o K1 e o C1 Feminino e Pedro Gonçalves no K1 Masculino, ambos já confirmaram sua ida depois de passarem pela Seletiva Nacional que aconteceu no início do mês no Rio de Janeiro, a modalidade ainda busca a chance do C1 Masculino através da vaga continental.
 
Pela Canoagem Velocidade Isaquias Queiroz e Erlon de Souza conquistaram no Mundial que aconteceu em 2019 duas vagas para o Brasil da canoa masculina. O País ainda poderá buscar mais vagas na Seletiva Continental, sendo duas no caiaque masculino, outras duas no caiaque feminino e também disputa por mais duas vagas na canoa feminina.
 












Confederação Brasileira de Canoagem

Rua Monsenhor Celso, 231 - 6º andar - Centro - Curitiba - PR - CEP 80010-150
Telefone 41 3083 2600 - Fax 41 3083 2699
Apycom jQuery Menus