Notícia
19/01/2022 06:01
Itajaí/SC poderá contar com um Núcleo de Paracanoagem
O núcleo faz parte do Projeto DAPEP da CBCa, cujo principal objetivo é disseminar a prática da Paracanoagem no país

No último dia 13, a FMEL (Fundação Municipal de Esportes e Lazer) de Itajaí – SC recebeu representantes da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa) para visitas às instalações náuticas do município. A visita foi realizada pelo Diretor Geral da CBCa, Rodrigo Miranda, e pela Supervisora de Paracanoagem, Fátima Fernandes. 
 
O núcleo faz parte do Projeto DAPEP (Desenvolvimento e Aprimoramento da Paracanoagem nas Bases Nacionais) da CBCa, cujo principal objetivo é disseminar a prática da Paracanoagem no país. Para a Diretoria de Paradesporto e Jogos Adaptativos da FMEL Itajaí, Aline Barros, o principal objetivo é “oferecer essa modalidade às pessoas com deficiência de Itajaí e região, ampliando a prática da modalidade, não só no paradesporto, com também na iniciação esportiva abrangendo crianças e adolescente sem deficiência”, fala.
 
A ideia surgiu a partir do momento que foi tomado conhecimento do edital publicado para CBCa, e, ao observar a histórica relação de Itajaí com o mar, o porto, a pesca, a Volvo Ocean Race e a Regata Jacques Vabre, houve o interesse de inscrição por parte da FMEL.
 
A parceria foi realizada através do critério estabelecido em edital, no qual a estrutura náutica propiciou serem contemplados.

Segundo Fátima, há tempos que conversavam sobre a possibilidade de implantar a Paracanoagem em Itajaí. “Algumas pessoas eu já conheço há mais de 10 anos, todos do paradesporto. Nós temos envolvimento com essa causa há anos. E isso veio passo a passo, sendo amadurecido, para agora, com essas ações, de projetos de desenvolvimento e aprimoramento da Confederação Brasileira, chegou o momento”, celebra. 

Para a implantação de profissionais (Treinadores) para o núcleo, Fernandes complementa: “o projeto está certo. Estamos já conversando com os cursos de formação que atuarão diretamente no projeto. Temos materiais separados para cursos preparatórios dos Treinadores. Além disso, estaremos acompanhando as instituições em parceria”. 

Aline acredita que o desenvolvimento da modalidade em Itajaí trará inúmeros benefícios. “Partindo da possibilidade de oferecer esporte e lazer náutico às pessoas com algum tipo de deficiência, com foco na iniciação esportiva até a viabilização de eventos voltados à modalidade, é um grande ganho para nosso município e para nossos paratletas. Ao tempo que teremos pessoas com deficiência mais saudáveis e poderemos também mobilizar a parte náutica e turística de Itajaí”, comemora. 

Os benefícios desse projeto estabelecem uma aproximação das pessoas com deficiência com a canoagem, podendo contribuir em diferentes aspectos: na educação e educação ambiental, como ferramenta de reabilitação, recreação, socialização e, também, para aqueles que queiram chegar no alto nível, pois o projeto proporciona o alto rendimento. Serão inúmeros paratletas que se beneficiarão com o projeto. E a perspectiva é que ele ganhe alcance e chegue em outras cidades.

O convênio pleiteado em agosto de 2021 junto a CBCa conta com a parceria da Associação Náutica de Itajaí (ANI) e o Clube Roda Solta, visando a implementação, desenvolvimento e aperfeiçoamento da Paracanoagem. A Supervisora da Paracanoagem, Fátima Fernandes, confirma que o núcleo será implantado ainda nesse primeiro semestre. 









Confederação Brasileira de Canoagem

Rua Monsenhor Celso, 231 - 6º andar - Centro - Curitiba - PR - CEP 80010-150
Telefone 41 3018-7440
Apycom jQuery Menus