Notícia
29/09/2022 06:09
Itaipu será uma das sedes oficiais dos Jogos Sul-Americanos - Assunção 2022
A usina hidrelétrica recebe de 12 a 14 de outubro a modalidade de canoagem slalom, no Canal da Piracema.

Foto: Alexandre Marchetti/Itaipu Binacional


A Itaipu Binacional sedia, de 12 a 14 de outubro, a modalidade de canoagem slalom dos 12º Jogos Sul-Americanos – Assunção 2022. A hidrelétrica em Foz do Iguaçu é uma das quatro sedes dos jogos que acontecem no Paraguai e reúnem modalidades olímpicas e de campeonatos mundiais. O evento é promovido pela Organização Desportiva Sul-Americana (Odesul) e conta com a participação de 15 países da América do Sul. Os treinos da canoagem slalom estão marcados para 10 e 11 de outubro.
 
Todas as competições da modalidade ocorrerão no Canal Itaipu, um trecho do Canal da Piracema da hidrelétrica de Itaipu. O local, berço de diversos atletas revelados pelo projeto Meninos do Lago, iniciativa apoiada pela margem brasileira de Itaipu, já foi palco de uma série de eventos de canoagem e de rafting, incluindo campeonatos internacionais.
 
Nessa edição do Sul-Americano, estão previstas as participações de atletas olímpicos como Ana Sátila e Pedro Henrique Gonçalves (Pepê). Eles vão competir nas modalidades K1 (caiaque individual) e K1 extreme, uma categoria mais rápida do caiaque individual.
 
Os participantes do Projeto Meninos do Lago Leonardo Curcel e Ana Paula Castro, vão competir defendendo o Paraguai.
 
Disputados de forma quadrienal como os Jogos Olímpicos, os Jogos Sul-Americanos acontecem desde 1978. Em 2022, eles são sediados pelo Paraguai, representando o maior evento esportivo já recebido pelo país vizinho. Serão quatro sedes em todo o País, incluindo a capital Assunção, região metropolitana, e a usina hidrelétrica de Itaipu, com acesso pelas cidades de Hernandárias, na margem paraguaia, e de Foz do Iguaçu, no lado brasileiro.
 
O Brasil é o país favorito para receber o maior número de medalhas, embora tenha ficado em segundo lugar no quadro geral de medalhas dos jogos em 2018, atrás da Colômbia. Os jogos dão qualificação para disputar vagas nos Jogos Pan-Americanos de 2023 que, por sua vez, distribuem as vagas para os Jogos Olímpicos Paris 2024.









Confederação Brasileira de Canoagem

Rua Monsenhor Celso, 231 - 6º andar - Centro - Curitiba - PR - CEP 80010-150
Telefone 41 3083 2600 - Fax 41 3083 2699
Apycom jQuery Menus