07/10/2020 10:19
IPCa já está disponível e traz cursos para os mais diversos entusiastas da canoagem
Integração, conhecimento e tecnologia para o esporte

A plataforma do IPCa - Instituto Pan-americano de Canoagem já está disponível e oferece formações em quatro áreas fundamentais ao fomento da prática da canoagem: Treinadores; Arbitragem; Gestores e Classificadores da Paracanoagem, tudo isso ofertado em formato de educação à distância e disponíveis em português, inglês e espanhol. Para quem se inscrever via Federações Nacionais de Canoagem / SGE - Sistema de Gestão Esportiva é disponibilizado sem custo.

O projeto foi criado pela Confederação Pan-americana de Canoagem (COPAC) e busca fomentar a prática da canoagem através do compartilhamento de informação técnica de qualidade. É o que explica a coordenadora geral do IPCa, Fátima Fernandes, “Nossa metodologia de estudo foi elaborada para atender às necessidades de educação em diferentes níveis para os interessados em conhecer e/ou aprimorar os conhecimentos sobre o esporte que amamos: a Canoagem”.

O acesso às disciplinas ocorre pela plataforma de ensino, compatível tanto no formato mobile como no desktop, exigindo somente conexão banda larga. Caso surjam dúvidas sobre algum conteúdo ou atividade, o usuário poderá enviá-las para o coordenador do curso escolhido diretamente por email: ipca@copaconline.com. Todos os cursos propiciam certificação. Há modalidades exclusivamente online (Nível 1 e cursos avulso) e outras que incluem atividades EAD + presenciais.

Para atletas, há três módulos disponíveis: Canoagem Limpa – Antidoping; Responsabilidade e Assédio; História da Canoagem e Paracanoagem. Para os Cursos de Treinadores, Árbitros ( Canoagem Slalom, Caiaque Pólo, Canoagem Velocidade, Canoagem Maratona e Paracanoagem), Classificadores e Gestores estão disponíveis os conteúdos comuns :Canoagem Limpa – Antidoping; Responsabilidade e Assédio; História da Canoagem e Paracanoagem; Segurança Básica na Canoagem. Bases do Movimento Humano apenas para Classificadores e Treinadores. Os conteúdos específicos estarão disponíveis em duas semanas.

O projeto

Fátima explica que o primeiro passo do projeto do projeto foi examinar o esporte em todo a América. Contando com o auxílio das Federações, o IPCa tem promovido pesquisas onde analisa e reúne a produção científica em diferentes regiões do continente, bem como, o desenvolvimento da canoagem em seus diferentes níveis. A ideia é analisar e reportar boas práticas, de forma técnica. Um projeto de base com crianças desenvolvido em Foz do Iguaçu pode servir de objeto de estudo para um manual à ser compartilhado, via internet, com um professor que pode executá-lo no Rio Cañete, no Peru.

O projeto é embrionário, mas tem pretensões à longo prazo. Na tentativa de fomento da produção científica, há diálogos de parceria com instituições de ensino superior para projetos de extensão, de pesquisa até programas de pós-graduação voltados à canoagem.

“Há um desafio imenso quando pretendemos que o instituto atue de forma integrada à todas as Américas. Esse é um embrião para fortalecermos a canoagem no continente. Isso vai permitir que nós possamos levar conhecimento às áreas que não tem tanto acesso. Temos muitas possibilidades aqui” explica o coordenador do Curso de Treinadores de Canoagem Velocidade, Paracanoagem e Maratona do IPCa, Thiago Borges.

Vamos começar! https://ipca.bigmidia.com/pt/home/