Notícia
12/07/2018 09:28
Inaugurado primeiro CT de Canoagem na Bahia
Governo do Estado cumpre promessa pós-Rio 2016 e inaugura primeiro centro de treinamento para a canoagem

Depois do sucesso das medalhas dos baianos Isaquias Queiroz e Erlon Souza nos Jogos Olímpicos Rio 2016, no Rio de Janeiro, os olhos do Brasil e do mundo se voltaram para a Bahia, um dos principais polos de revelação de canoístas do país. Promessa do Governo do Estado após os Jogos foi inaugurado, em Itacaré, o primeiro Centro de Canoagem da região do Sul da Bahia. O equipamento, que recebeu um investimento de R$ 952 mil da Superintendência de Desportos (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), vai alavancar o desenvolvimento local da canoagem, por meio de um núcleo de iniciação esportiva e espaço de treinamento para atletas de alto rendimento. A Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa) é parceira do projeto cedendo as embarcações que serão usadas pelos atletas.

Para marcar a entrega, a Associação Cacaueira de Canoagem (ACC) realizou um torneio com a participação de 120 atletas. Um dos competidores foi o estudante Elenilton dos Santos, 15 anos, que deu as primeiras remadas há um ano, inspirado pela trajetória do canoísta baiano e medalhista olímpico Isaquias Queiroz. “O centro é um incentivo para a juventude, que terá na prática esportiva uma oportunidade para construir um futuro melhor”, afirmou Elenilton. 

O Centro de Canoagem de Itacaré possui salas de fisioterapia, academia, cozinha, vestiários, garagem para canoas, passarela e deck de madeira. Crianças e jovens atendidas pelo Projeto Remando no Rio de Contas e demais atletas locais utilizarão o espaço para o aprimoramento das habilidades, já vislumbrando a possibilidade de participar das próximas edições dos Jogos Olímpicos. 

“A meninada, agora, vai ter uma estrutura de excelência para o desenvolvimento da canoagem. É muito importante esse projeto e apoio do Governo do Estado para a gente”, explicou o presidente da Associação Ubatense Esportiva de Canoagem (AUEC), Marcos José Costa Lima.



Padrão nacional  - O titular da Setre, Vicente Neto, lembrou que outros dois centros de canoagem estão sendo construídos pelo Governo do Estado nas cidades de Ubaitaba e Ubatã, também na região sul da Bahia. “As três obras somam um investimento superior a R$ 3 milhões. São equipamentos de altíssimo nível e padrão nacional, que beneficiarão toda a cadeia produtiva do esporte”, afirmou o secretário durante a inauguração, que teve a presença do prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio.


Fonte: Ascom/Setre

Governo do ParanáSaneparJMaluceliBolsa AtletaComitê Olímpico Brasileiro Comitê Paralímpico Brasileiro International Canoe Federation Internation Rafting Federation Pan American Canoe Federation Confederacion Suramericana de Canotaje Banco Nacional do Desenvolvimento Lei de Incentivo ao Esporte GE Itaipu Binacional Governo Federal
Confederação Brasileira de Canoagem

Rua Monsenhor Celso, 231 - 6º andar - Centro - Curitiba - PR - CEP 80010-150
Telefone 41 3083 2600 - Fax 41 3083 2699
Apycom jQuery Menus BNDES Facebook Flickr Youtube Google +