Notícia
22/11/2022 06:11
IMEL conquista o Brasileiro Iniciantes em Mairiporã/SP
A equipe paranaense fez 1750 pontos, o evento reuniu mais de 200 atletas de seis associações, esta foi a primeira vez que o município paulista recebe uma prova nacional de canoagem

Foto: CBCa


O município de Mairiporã da região metropolitana de São Paulo/SP, recebeu no último fim de semana o Campeonato Brasileiro de Canoagem Slalom e Caiaque Cross – Iniciantes, o evento contou com a participação de aproximadamente 200 atletas e reuniu seis associações de três estados. As provas aconteceram no leito do Rio Juqueri. Foram disputadas provas do C1, K1, C2 Misto e Caiaque Cross nas categorias Misto, Menor e  Júnior.  
 
O Instituto Meninos do Lago (IMEL) de Foz do Iguaçu no Paraná foi o clube que mais pontuou, foram 400 no K1 Cross e mais 1300 na Canoagem Slalom, totalizando 1700 pontos, os melhores resultados da equipe foram nas categorias menor e iniciantes. A associação que ficou na segunda colocação foi a AGUACAN de Guararema/SP, com 1075 pontos. A APEN – Associação Pirajuense de Esportes Náuticos de Piraju/SP, finalizou em terceiro com 535 pontos.
 
“Mairiporã, ao estrear no circuito nacional, oportunizou uma competição com muita qualidade. O evento contabilizou  202 participações, a prova com mais inscritos em 2022 nas modalidades Canoagem Slalom e Caiaque Cross. Esse fato demonstra o imprescindível trabalho dos clubes filiados à CBCa no desenvolvimento das categorias de base”, explica Denis Terezani, Supervisor da Canoagem Slalom.
 
A ASTECA de Três Coroas/RS levou a melhor entre os meninos da categoria júnior, Giovane Silva ficou com o ouro no C1 e uma prata no K1, já Gabriel Ponte terminou com um ouro no caiaque e uma prata na canoa. O bronze no C1 ficou com Igor Raimond da IMEL e no K1 o terceiro lugar foi para Isaque Nunes da APEN.
 
O C1 Feminino Júnior teve a APEN em primeiro lugar com Monique Vieira, Sthefany Paz em segundo (IMEL) e Jociele Dores (SEMEANDO) em terceiro. No K1 Feminino Júnior Monique também levou o ouro Sthefany a prata e Ana Marcal (APEN) o bronze.
 
Pelo K1 Cross Júnior, Igor Raimond da IMEL ganhou a medalha de ouro, Gabriel Ponte (ASTECA) a prata e Isaque Nunes (APEN) o bronze, entre as mulheres, Ana Oliveira (SEMEANDO) ficou em primeiro lugar, Sthefany Paz (IMEL) o segundo e Monique Vieira (APEN) em terceiro.
 
Esta é a primeira vez que Mairiporã recebe um evento nacional de canoagem, a cidade que fica na região metropolitana de São Paulo abraçou a canoagem há alguns anos com um núcleo esportivo de Canoagem Slalom, e agora dá a largada para receber eventos esportivos.
 
“O objetivo maior é formar esses jovens para a vida, através do esporte como ferramenta educativa. Esse evento que aconteceu aqui já abriu muitas portas, vamos desenvolver um grande trabalho aqui no município”, diz Rodrigo Paraíso – Coordenador do Projeto Navega em Mairiporã/SP.
 
“Queria agradecer a Confederação Brasileira de Canoagem, em nome do Presidente Rafael Girotto, e também ao Supervisor Denis Terezani e o Diretor Geral Rodrigo Miranda que estiveram aqui com a gente na realização deste importante campeonato, é um prazer pra gente, ter aqui outros eventos esportivos para a nossa cidade”, fala Fernando César Brilha Brandão, Secretário de Turismo, Esporte e Juventude de Mairiporã.
 
A quantidade de atletas participando do evento iniciantes foi algo muito positivo e bastante comemorado pela Confederação Brasileira de Canoagem, para Rafael Girotto, presidente da CBCa, um evento como esse fomenta os clubes e é o resultado de um trabalho pensando nas novas gerações de atletas.
 

“Estou muito feliz com este evento, praticamente fechamos o calendário nacional de competições com esse espetáculo em Mariporã que reuniu 202 atletas. Precisamos estimular cada vez mais os novos atletas, precisamos formar os futuros canoístas que irão representar o Brasil em competições internacionais e vamos fomentar ainda mais essas provas. Esse ano foi desafiador porque marcou a retomada de um ano completo de competições, com muitos acertos, mas também com alguns erros que precisam ser corrigidos em 2023. Vamos fazer uma grande avaliação e trabalhar para que no próximo ano tenhamos ainda mais êxitos do que em 2022.”, diz Girotto. 









Confederação Brasileira de Canoagem

Rua Monsenhor Celso, 231 - 6º andar - Centro - Curitiba - PR - CEP 80010-150
Telefone 41 3083 2600 - Fax 41 3083 2699
Apycom jQuery Menus