Notícia
18/10/2019 03:10
III Etapa do Paulista de Canoagem – Rafting e Slalom Dual
As corredeiras do rio Paraíba do Sul receberão mais de 100 atletas em busca do título estadual e contará com grandes nomes da modalidade na competição

FOTOS: Marcela Teixeira


No próximo domingo (20), o município de Guararema sediará a III Etapa do Campeonato Paulista de Canoagem. Os principais destaques são os atletas que representaram o Brasil internacionalmente neste ano como Charles Côrrea e Kauã Silva, que disputaram o Mundial de Canoagem Slalom em La Seu d’Urgell na Espanha, ambos são atletas da Associação Pirajuense de Esportes Náuticos (APEN), além do experiente atleta João Vitor Martins Machado que representa a cidade anfitriã e os campeões mundiais de Rafting - Pedro Aversa e Thiago Diniz, defendem a Associação de Canoagem de Piracicaba – ASCAPI.
 
No feminino as favoritas as pirajuenses Beatriz Motta, Sabrina Bueno, Letícia Ramos e a piracicabana Paula Menegale remam pelo lugar mais alto do pódio. Para esses atletas as provas iniciam às 13h00 horas quando acontece o Tiro Livre, etapa classificatórias para as prova de Slalom Dual.
 
Já mais cedo às 09h00 será realizada a prova de Rafting, para os canoístas iniciantes das cidades de Guararema, Piracicaba, Mairiporã e Piraju. “O Rafting será usado enquanto instrumento pedagógico para os canoístas com pouca experiência em corredeiras. Além de seguro, estimula o trabalho em equipe, introduz fundamentos técnicos e estabelece a cooperação entre os participantes do mesmo bote inflável”, comenta Denis Terezani, diretor da Federação de Canoagem do Estado de São Paulo.
 
A realização é da prefeitura de Guararema, sob a supervisão da Federação de Canoagem do Estado de São Paulo e colaboração da Canoe Brasil – Produtos para Esporte Náuticos.
 
A canoagem em Guararema
Oriundo da cidade de Tomazina-PR, o professor de Educação Física e atleta da seleção brasileira por mais de dez anos, João Vitor Martins Machado escolheu a região do Vale do Paraíba para morar, em meados de 2014. Nesse período João descobriu as corredeiras do Pau D´Alho, região turística de Guararema, devido a qualidade técnica do rio, não tardou para o experiente canoísta propor à prefeitura local a implantação de um núcleo de canoagem.
 
Rapidamente a prefeitura demonstrou enorme interesse e no início de 2015, com as embarcações cedidas pela Confederação Brasileira de Canoagem, as aulas foram iniciadas. João ressalta que: “O principal objetivo é o de oportunizar a prática da canoagem para todas as idades, temos jovens atletas em formação, com destaque nas competições estaduais, mas também pessoas que procuram a canoagem como atividade física, saúde e contato com a natureza. A partir de 2020, estaremos ingressando no circuito nacional com essa nova geração.”
 
 
Estreante no Circuito Paulista de Canoagem, o município de Guararema destaca-se por ter se desenvolvido às margens do rio Paraíba do Sul, com ótima qualidade e volume de água durante todo o ano, suas corredeiras são adequadas para a prática da canoagem, vindo a encerrar a temporada paulista de 2019.

Filiações
Patrocínio
Apoio
Confederação Brasileira de Canoagem

Rua Monsenhor Celso, 231 - 6º andar - Centro - Curitiba - PR - CEP 80010-150
Telefone 41 3083 2600 - Fax 41 3083 2699
Apycom jQuery Menus BNDES Facebook Flickr Youtube